7 Dicas Para Usar seu Cartão de Crédito Corretamente

O cartão de crédito é mais comumente usado pelos consumidores quando se destina a financiar uma compra, conforme relatado por 49% dos entrevistados na Pesquisa de Perfil do Consumidor SCPC de Boa Vista – 1º semestre de 2018.

Uma das medidas cautelares que o consumidor deve tomar ao utilizar o crédito rotativo, o valor que não é pago mensalmente e que tem a maior taxa de juros de mercado, é o saldo remanescente no mês seguinte, que é somado às novas despesas. E se o mínimo da fatura não for pago na data final de vencimento, haverá juros e multa.

Para ajudá-lo nessa tarefa, o SCA do Boa Vista Consumer Services desenvolveu as seguintes dicas que podem fazer a diferença ao usar esse método de pagamento que é muito prático e útil.

1- Sempre tente pagar o valor total da fatura

Esta é a primeira dica para evitar sobrecarregar o orçamento. As taxas de juros dos portadores de cartões estão entre as mais altas das várias linhas de financiamento disponíveis para os consumidores.

2- Organize-se para pagar sua fatura no prazo

Deixar de pagar o valor total da fatura ou o limite mínimo após a data de vencimento não é uma boa solução, pois os juros e multas começarão a ser cobrados. O atraso de mais de 30 dias aumentará ainda mais a dívida.

3- Você usa crédito contínuo?

Existem maneiras de se reorganizar financeiramente, entre outras coisas, para optar por linhas de crédito com juros menores, como os bancos têm a oferecer, porque houve uma mudança no uso da rotação do cartão de crédito. Ou até mesmo o empréstimo pessoal e até o pagamento do saldo oferecido pela instituição financeira que possui o cartão. Escolha rapidamente uma dessas alternativas e evite que essa dívida se torne excessiva.

4- Evite gastos desnecessários

Embora esteja determinado a pagar as dívidas, devidas ou não, evite compras por impulso ou despesas excessivas. Use seu cartão de crédito com sabedoria.

5- Aprenda a aproveitar os benefícios de um cartão de crédito

O cartão de crédito é uma boa forma de pagamento para aqueles com excelente controle financeiro. Pagar com isso é possível aplicar o dinheiro que seria usado em compras em dinheiro com um lucro adicional. Também permite o acúmulo de pontos que podem ser resgatados por produtos, serviços e passagens aéreas.

6- Conheça as suas despesas com cartão de crédito

Monitoramento mensal de suas despesas com o cartão, quais produtos ou serviços foram comprados através dele, sabendo quanto tempo esta obrigação durará, evitará surpresas ao pagar a fatura.

7- Prescrever a dívida do cartão?

Eles não escrevem nem expiram. Se os valores não forem pagos, o nome do devedor pode ser repassado às empresas de proteção ao crédito, onde podem permanecer por cinco anos, conforme determinado pelo código de proteção ao consumidor. Após esse tempo, o nome é excluído, mas a dívida ainda existe e pode ser cobrada pelo credor ou vendida a uma empresa especializada em cobrança.