Confira 5 Dicas de Como Administrar Finanças Empresariais Com Sucesso

Produção 03

Uma boa gestão financeira do e-commerce é essencial para o crescimento dos negócios. No entanto, o que parece simples na teoria pode ser difícil de colocar em prática, até porque estamos lidando com um modelo de negócios relativamente novo. Muitas vezes, o empreendedor precisa aprender a administrar suas finanças enquanto precisa lidar com o aprendizado tecnológico e outros detalhes do universo do comércio eletrônico ou mais relacionados ao comércio eletrônico.

Imagem: Endeavor

Nesse contexto, é comum que alguns erros sejam cometidos e, pior ainda, que seu impacto real não seja analisado na empresa. O problema é que tudo isso pode ser fatal, como mostra uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostra que metade das empresas fecha suas portas antes de cinco anos e uma delas Causas disso, segundo o Sebrae, é a falta de controle sobre as finanças.

Com relação ao e-commerce, como já mencionado no blog, cerca de 80% fecham suas portas antes dos 18 meses. E é precisamente para ajudá-lo a sair das armadilhas relacionadas com a gestão financeira do seu negócio que estamos aqui. Neste artigo, separamos 5 dicas infalíveis sobre como gerenciar adequadamente suas finanças e garantir o sucesso do seu negócio.

1 – Planejamento é fundamental para administrar as finanças:

Se houver uma palavra-chave quando falamos sobre gerenciamento financeiro de comércio eletrônico, essa palavra está planejando! Abrir um negócio ou mesmo administrá-lo ao longo do tempo sem entender sua capacidade de investimento, seus custos e despesas prováveis e quando você deseja faturar em um determinado período de tempo significa dar uma chance à sorte.

É claro que esses números podem mudar, mas é preciso estimá-los para evitar surpresas que possam colocar sua empresa em risco. Nesse sentido, é importante lembrar que o setor financeiro está diretamente relacionado a todos os outros setores e que, portanto, é necessário um bom planejamento também em relação a esses setores.

Por exemplo, o contratado precisa saber o que a previsão de vendas de seus produtos é para uma estimativa de despesas e o valor faturado, aspectos que afetam diretamente o aspecto financeiro do comércio eletrônico.

2 – Misturar as finanças pessoais com as empresariais não é uma boa ideia:

Infelizmente, ainda é comum os empreendedores terem a mesma conta de seus recursos pessoais e corporativos, usando seu próprio dinheiro para pagar suas despesas de comércio eletrônico e vice-versa. Ou, coletar os lucros da empresa para si, como se fosse seu salário.

Embora isso possa parecer inofensivo, tal atitude pode prejudicar a caixa registradora da empresa e o bolso de seu proprietário, bem como todo o planejamento financeiro da empresa. Portanto, é importante separar as contas e estabelecer o valor do trabalho preparatório do contratado, ou seja, definir seu salário.

De fato, apesar do que muitas pessoas pensam, o lucro que a empresa alcança durante um certo período não é o salário de seu dono. O benefício é garantir novos investimentos e melhorar a gestão da empresa e, portanto, direcionar a conta de negociação. O proprietário do e-commerce é responsável por estipular o pró-labore como remuneração pelas funções que ele desempenha.

3 – É preciso entender os conceitos sobre como administrar finanças:

Você sabe o que é o fluxo de caixa, o ponto de equilíbrio e o capital de giro? Não entender esses e outros conceitos e sua influência nos negócios é um dos erros mais comuns cometidos pelos empreendedores e, portanto, pode ter um impacto na análise da gestão financeira.

Imagem: Saffi Consultoria

Para garantir que tudo esteja no final do seu idioma, confira os principais termos usados para falar sobre gerenciamento financeiro:

Faturamento: é o termo usado para denotar o total de recursos levantados pela empresa durante um determinado período. Não confunda com lucro.

Despesas e custos: são os custos de manutenção da empresa, incluindo salários, manutenção de equipamentos e serviços terceirizados de marketing e logística, por exemplo.

Lucro: é o valor que se refere ao saldo positivo do negócio após o desconto de todas as despesas. Esse é o valor restante do faturamento após a dedução de despesas e custos.

Capital de giro: é o recurso necessário para manter os negócios em execução. Além de custos e despesas, você deve considerar características como gerenciamento de estoques e vendas futuras.

Ponto de equilíbrio: É quando as despesas da empresa são equivalentes à sua receita, ou seja, quando a empresa pode “pagar” pela sua operação. Mas ainda sem lucro.

Fluxo de caixa: refere-se ao movimento financeiro da empresa, ou seja, suas despesas e receitas. Para que os fluxos de caixa funcionem efetivamente, é importante que todas as despesas e receitas, não importa quão modestas sejam, sejam registradas, fornecendo um quadro completo e confiável da atividade.

O fluxo de caixa é importante porque fornece informações que permitem ao empreendedor fazer uma análise completa da situação da empresa. Imagine, por exemplo, que a empresa ganha US $ 50.000 a mais em um determinado mês do que no período anterior. Isso parece um bom resultado, não é? No entanto, os fluxos de caixa podem mostrar que, juntamente com o aumento das receitas, as despesas também aumentaram, proporcionando uma análise mais assertiva da atividade.

Para deixar claro tudo isso, use o modelo de fluxo de caixa do modelo desenvolvido por especialistas da Wirecard. Isso permitirá que você obtenha melhor controle financeiro do seu negócio e, portanto, se concentre em estratégias de vendas mais agressivas.

4 – Saber gerir os custos é essencial:

A gestão de custos desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde financeira de uma empresa. Afinal, os custos têm impacto em várias atividades, como precificação e orçamento, e, portanto, precisam ser levados a sério quando se fala em administrar finanças em um e-commerce.

Para começar, você precisa ter em mente que os custos são divididos em variáveis ​​e fixos. Os primeiros são aqueles relacionados a gastos com marketing de seu produto ou serviço, como impostos sobre mercadorias e comissões de vendas, por exemplo. Estas estão relacionadas a despesas recorrentes, como pagamento de contas, fornecedores e funcionários.

Sabendo disso, sempre acompanhe todas as despesas do seu e-commerce. Com esse controle, você poderá identificar investimentos desnecessários ou outros itens que merecem atenção especial para aumentar a qualidade e, claro, aumentar as vendas.

Uma boa maneira de manter tudo sob controle é estabelecer um calendário mensal e, com isso, acompanhar as informações que influenciarão sua tomada de decisão. Por exemplo, imagine que os custos não são calculados corretamente e que o preço do produto que você está vendendo é menor ou maior do que deveria ser. Em ambos os casos, há problemas: se o preço não cobre os custos, você sofre uma perda. Se o resultado for melhor do que deveria, a competição pode não ser competitiva.

Nisso, temos outra recomendação: um eBook que preparamos com dicas valiosas para ajudar você a reduzir os custos do seu e-commerce.

5 – Investir em tecnologia é um bom negócio:

O gerenciamento de finanças de comércio eletrônico não é uma tarefa fácil, mas o empreendedor não precisa fazê-lo sozinho. Atualmente, existem várias soluções automatizadas que podem ajudá-lo a enfrentar esse desafio. O software que oferece recursos que facilitam o gerenciamento de custos, o fluxo de caixa e a análise do cenário de negócios são um exemplo.

Ninguém precisa gastar horas preenchendo planilhas ou administrando o negócio com um lápis e papel nas mãos. No caso do e-commerce, por exemplo, os sistemas de pagamento online podem simplificar a rotina, pois unificam os dados da transação, facilitando o controle financeiro.

Quando o assunto são as finanças do e-commerce, todo cuidado é pouco

Administrar as finanças de uma empresa pode ser complicado, mas é essencial manter a saúde e o crescimento do negócio. Portanto, é importante que o contratado preste especial atenção ao planejamento nessa área, sabendo como separar suas finanças pessoais das da empresa, para entender os conceitos e a importância da gestão de custos e investir em tecnologia para apoiá-lo em sua administração. Desta forma, é muito mais fácil gerenciar recursos e investir com segurança!

Deixe um comentário