As empresas muitas vezes têm várias dúvidas sobre se a adoção de um cartão de empresa é positiva ou não para o seu funcionamento. Tudo depende do uso de cartões de empresa, do modelo de gestão de negócios e do modo como esses custos serão controlados.

Agora, se sua empresa já opera com cartões de visita, ela está usando essa ferramenta da melhor maneira possível?

Imagem: Destino Negocio

Quer saber as vantagens e desvantagens de cartões de visita para uma empresa? Então continue lendo!

Afinal, o que é um cartão corporativo?

Um cartão de empresa é um tipo de cartão que está disponível para certos funcionários para fazer despesas em nome da empresa. Semelhante a um cartão de crédito para uso pessoal em uso, no entanto, neste caso, a fatura do cartão da empresa é geralmente paga diretamente pela empresa. Os cartões de visita podem ter um limite pré-definido ou sem limite.

O uso de cartões corporativos adquiriu membros em empresas dos mais diversos segmentos e tamanhos. No entanto, o que pode trazer ganhos operacionais para o departamento de contabilidade de fornecedores também pode representar um risco para as contas da empresa!

Antes de conhecer as vantagens e desvantagens dos cartões da empresa, vamos analisar os tipos de cartões no mercado.

Cartão corporativo ou cartão empresarial?

Entre os tipos de cartões endereçados às empresas, destacam-se dois nomes: Cartões Corporativos e Cartões de Visita.

O que difere desses cartões é o faturamento mensal da empresa. Já os cartões de visita são voltados para empresas que cobram menos e cartões corporativos para quem fatura mais. Além disso, cartões de visita muitas vezes têm mais benefícios, como seguro, ausência de anuidades, serviços personalizados e assim por diante.

Vale ressaltar que existem diferentes opções de fornecedores de negócios e cartões no mercado. Então, procure bem!

Verifique as vantagens e desvantagens dos cartões da empresa abaixo.

Vantagens

Existem várias vantagens em usar cartões corporativos, como:

  • custear despesas de viagens a trabalho de funcionários (como passagens, estadias e alimentação);
  • pagar por reuniões com parceiros estratégicos em forma de almoço ou jantar de negócios;
  • reposição de itens para o escritório;
  • e muito mais!

Além disso, usar um cartão corporativo ajuda o setor financeiro a acompanhar as despesas. Ao analisar as faturas, é possível identificar os padrões de gastos e as pessoas envolvidas.

Imagem: Pluricare

Outra vantagem é a segurança. Isso ocorre porque quando você compra um produto para a empresa com um cartão de empresa, o funcionário não precisa se movimentar com grandes somas de dinheiro.

Hoje, as empresas precisam fazer muitas de suas compras on-line, o que exige um cartão de crédito válido. Isso, uma vez que para uma compra específica, bem como para serviços de assinatura que exigem pagamentos regulares. Compras on-line é ideal para usar um cartão de empresa.

Para usar um cartão de visita, existem duas opções para pagar por uma compra: dívida ou crédito. Em outras palavras, pague a compra integralmente ou parcelada. Isso pode trazer muitos benefícios, já que esse tipo de cartão costuma ter uma taxa de juros menor do que os cartões pessoais.

Outro ponto forte dos cartões da empresa é que eles estão sujeitos às vantagens dos cartões de crédito para uso pessoal, como os programas de milhagem. Esses benefícios podem ser convertidos em economias para a empresa.

Desvantagens

Uma das principais desvantagens de adotar cartões de visita é devido ao abuso das pessoas envolvidas. Infelizmente, não é incomum que parceiros, diretores e até mesmo membros da família usem cartões de visita para compras pessoais. Isso não só prejudica as contas da empresa, mas prejudica a ética do departamento de contabilidade do fornecedor.

Vale a pena notar que as faturas do cartão corporativo podem ser pagas pela empresa ou pelo empregado. Portanto, as regras para o uso de cartões de visita devem ser claras desde o início, com a “penalidade” da colaboração ter que pagar por essa dívida, seja pagando a conta ou tendo a compra descontada do seu salário.

Quem deve usar os cartões corporativos?

Uma das principais dúvidas que as empresas têm é que os funcionários devem receber um cartão da empresa.

Imagem: UP Brasil

Não há regra, mas podemos destacar os profissionais que mais demandam resgates como parceiros e executivos. Além disso, profissionais que viajam para o trabalho e reuniões, como vendedores e profissionais que prestam serviços nos clientes também podem ter sua rotina facilitada com cartões de visita.

Como controlar os gastos dos cartões corporativos?

É necessário ter um controle rigoroso das faturas do cartão corporativo. Essa verificação vai além de eliminar as faturas do mesmo dia e também analisar as despesas. Afinal, os gargalos e o desperdício podem estar em toda parte.

Portanto, um sistema de gestão empresarial pode ajudar muito no controle de despesas, independentemente de sua origem. O Bluesoft ERP, por exemplo, possui em seu módulo de Contas a Receber um recurso dedicado ao controle de despesas e pagamentos de faturas de cartões corporativos.