Banco Europeu NatWest Testa Cartões de Débito Com Leitor Biométrico

Produção 03

O NatWest, com sede no Reino Unido, começará a testar cartões de débito com leitores de impressão digital em lojas que podem levar a ramificações para pagamentos móveis, como o Google Pay.

cartões de débito
Imagem: HypeScience

Além de tornar os pagamentos mais seguros, o objetivo é acabar com as senhas.

Para isso, a instituição financeira anunciou que 200 pessoas farão parte da primeira fase de testes, que deve começar este mês. Pela primeira vez, o cartão de alta tecnologia passará por testes na região.

Os pagamentos sem contato não são exatamente novos, mas quando se trata da Europa. Ainda precisa digitar uma senha, dependendo do valor da compra.

cartões de débito
Imagem: Mundo Conectado

Por exemplo, no Reino Unido, os cartões sem contato comuns têm um limite de £ 30 e qualquer compra acima desse valor exige a verificação da senha.

No caso do NatWest, a solução pode ser um cartão com sensor de impressão digital. Pois o usuário pode autenticar imediatamente o pagamento, assim como um celular faz.

Provavelmente, o usuário deve sempre ir ao banco para configurar o serviço. A ideia é que a instituição não possua um banco de dados com impressões digitais de seus clientes. Como resultado, os hackers não poderão extrair informações da empresa.

Para o programa piloto, o NatWest trabalha em parceria com a empresa de segurança Gemalto e com a Visa e MasterCard.

Esta não é a primeira vez que tais tentativas ocorreram. Os cartões de débito com impressão digital são noticia desde 2014. Desde então, a própria MasterCard vem trabalhando com muitas instituições financeiras em vários países ao redor do mundo.

Deixe um comentário