Como Escolher a Máquina de Cartão Certa Para Seu Negócio – Saiba Mais

Com o avanço da tecnologia e as inovações das plataformas de pagamento digital, as pessoas começaram a procurar métodos de compra mais eficientes.

Hoje, o uso do cartão de crédito é uma facilidade indispensável. A conveniência, agilidade e facilidade oferecidas pelo cartão significam que grande parte da população opta por esse método de pagamento.

Neste, é essencial que as empresas se adaptem a essa modernidade. Não oferecer ao cliente a possibilidade de pagamento com cartão de débito ou crédito é um dos grandes erros das micro e pequenas empresas, que perde inúmeras oportunidades de venda, além de não usufruir de um método de pagamento mais seguro.

No entanto, mesmo a despeito de tantas evidências, muitos empreendedores ainda não têm pleno conhecimento das vantagens do uso deste equipamento.

Imagen: Clube Sebrae

Pensando nisso, listamos os benefícios de usar a máquina de cartão de crédito e os melhores métodos para escolher o mais adequado para o seu negócio.

1) Redução do Inadimplência

As vendas por meio de crédito, recebimento, cheque ou outras formas de pagamento, ao contrário das vendas com cartão de crédito, não são aceitas. O risco de inadimplência por parte dos clientes que compram com cartões de crédito não existe.

2) Aumento nas Vendas

Com a situação econômica do país, insegurança e praticidade são algumas das razões pelas quais as pessoas optam pelo pagamento com cartões. Portanto, ter uma máquina de cartão de crédito e débito oferece mais opções de pagamento ao cliente, facilita a recepção e aumenta a credibilidade do negócio.

3) Facilidade com a mudança

Muitos estabelecimentos sofrem com a falta de mudança. Esse problema pode parecer simples e banal, mas é uma das principais razões para o cancelamento do cliente e a insatisfação do cliente. Portanto, oferecer a possibilidade de efetuar o pagamento por cartão reduz a necessidade de troca e também a divergência do caixa, devido a uma alteração incorreta ou mesmo a falsas notas.

Imagem: Juros Baixos
Agora que você conhece algumas das vantagens que a máquina de cartão oferece ao seu negócio, nós separamos os 5 melhores métodos para que você possa escolher o ideal para o seu negócio. São eles:

1) Registre uma máquina de cartão de crédito no seu MEI (Micro Enterprise Individual)

Muitas empresas têm dúvidas sobre o uso da máquina de cartão, especialmente as pequenas. Mas o que eles não sabem é que até os MEIs têm o direito de usar máquinas de cartão. Os operadores tornam possível obter a máquina com taxas mais baixas para a MEI.

Se você tem um MEI e quer comprar uma máquina, é muito simples: basta procurar um cartão ou uma empresa bancária. Outra alternativa, também excelente para a MEI, é adquirir a máquina de cartões em empresas que ofereçam máquinas como as que se conectam com smartphones e tablets. Essas empresas são um pouco menos burocráticas, só com o CPF e uma conta bancária é possível adquirir o equipamento. O processo tradicional (em bancos e empresas de cartão) é mais demorado e alguns estados exigem o cumprimento de alguns requisitos para a instalação, por isso é importante tentar entender e entender quaisquer requisitos fiscais adicionais consultando o Departamento de Tesouro do Estado ou Municipal

2) Escolha uma caixa de cartão que aceite mais de uma bandeira

Obter uma máquina de cartão de crédito é uma excelente estratégia para aumentar as vendas, como mencionamos anteriormente. Mas para isso, é importante escolher uma máquina que aceite mais de uma bandeira. Isso multiplicará o poder de vendas do seu negócio, aumentando ainda mais a base de clientes.

3) Escolha uma máquina de cartão que lhe permita oferecer mais serviços

É comum que as empresas incluam serviços como recarga de celular, e isso pode ser uma boa alternativa para o seu negócio. Apesar de atrair clientes, é bom ter em mente que não pode ser usado em todos os tipos de estabelecimentos, por isso você deve implementá-lo no lugar certo. Tente medir a viabilidade de introduzir este serviço no seu negócio, veja se será uma alternativa compatível com os produtos oferecidos e se o seu público-alvo utilizará este serviço.

4) Compare as taxas da máquina de cartão

Post, Wireless Post, POO, TEF, existem vários tipos de máquinas de cartão disponíveis no mercado. Dentro desta variedade de máquinas e empresas que oferecem o serviço, existem duas maneiras de coletar: o pagamento do valor fixo mensal ou a compra da máquina, com o pagamento de um único valor pelo leitor. Além disso, as taxas cobradas pelas vendas feitas em cartões de crédito variam de acordo com a linha comercial.

As taxas cobradas por transações de débito são menores, mas, apesar disso, é importante ter uma máquina que ofereça pagamento por cartão de débito e crédito.

A escolha de uma máquina de cartão com taxas mais baixas terá um impacto direto no valor dos produtos e serviços oferecidos. Por isso, é muito importante avaliar, comparar e negociar com os operadores até escolher aquele que garanta uma maior vantagem para o seu cliente e, principalmente, para o seu negócio.

Uma forma segura e muito popular de receber saldos, pagando uma taxa pelo serviço, é PagSeguro. O preço de compra é de R $ 358 e os encargos são cobrados entre 2% e 4% ao mês, que variam de acordo com a bandeira, o número de pacotes e o cartão.

Lembrando que, mesmo com o pagamento de taxas e encargos, a possibilidade de aceitar pagamentos por cartão de crédito e débito é um investimento que faz a diferença para aumentar as vendas e o resultado das vendas.

Imagem: Mobile Transaction

5) Conheça as taxas da máquina de cartão

Aqui, separamos as taxas para que você as compreenda antes de comprar a máquina de cartão de crédito. As taxas principais são as seguintes (podem ter nomes diferentes):

  • Taxa de inscrição ou taxa de associação: esta taxa é normalmente cobrada para fazer a associação da máquina de cartão. Mesmo com a recente proibição de cobrar essa taxa no momento da abertura do crédito, as empresas que oferecem as máquinas acabam incluindo o valor em outros encargos e a tarifa acaba sendo paga de outras formas.
  • Aluguel da máquina de cartão(POS): existem vários tipos de máquinas no mercado. Há aqueles que não cobram mensalmente, mas na maior parte, as empresas cobram uma quantia fixa paga mensalmente para manter a máquina em sua empresa.
  • Porcentagem de transações: as empresas aplicam uma porcentagem de desconto em todas as transações feitas na máquina de cartão.