Anúncios
Vale a pena alugar um carro? Vale a pena abrir mão de um imóvel por um carro na garagem? Saiba mais sobre como comprar ou alugar automóveis por assinatura em 2023.
Continue lendo!
Anúncios
Locação ou compra de um carro novo?
Nos últimos anos, a conexão entre as pessoas e os automóveis evoluiu significativamente.
De familiares reais, os automóveis passaram a ser vistos apenas como bens de consumo, muitas vezes atraindo um público mais interessado na posição social conferida pelo uso de um automóvel novo do que na propriedade do mesmo veículo.
Anúncios
Isso permitiu que as empresas começassem a oferecer serviços de leasing de automóveis de longo prazo.
Leia também | Como Escolher o Melhor Consórcio De Carros – Dicas Valiosas
Além das locadoras de veículos regulares, algumas montadoras começaram recentemente a oferecer essa opção aos seus consumidores.
Nos serviços de veículos por assinatura, diferentemente dos aluguéis padrão que cobram por milhas ou diária, o cliente contrata um plano que, além do automóvel novo, já inclui manutenção, burocracia e seguro.
No papel, parece ser um conceito intrigante. Em todas as negociações, porém, você deve equilibrar os benefícios e os negativos.
E nem tudo o que à primeira vista parece apelativo corresponde à realidade.
Antes de determinar se deve alugar ou comprar automóveis, você deve realizar os cálculos apropriados.
Considere o modelo de seu interesse, a finalidade para a qual será usado e por quanto tempo deseja manter o veículo. Além dos encargos de compra, você também deve contabilizar as taxas de documentação, seguro, gasolina e manutenção.
Além de consultar seu agente de seguros, uma ótima forma de obter essas informações é pesquisando os sites dos fabricantes.
Dividindo esse valor pelo número de meses que você vai ficar com o carro, você pode obter o custo mensal.
Este valor final pode ser inferior à taxa mensal cobrada por um serviço de assinatura devido a fatores como concluir a compra com dinheiro, não adquirir seguro e possuir o veículo por um longo período de tempo.
Quais fatores devem ser considerados antes de comprar ou alugar um veículo?
Também é vital avaliar o uso pretendido. Se raramente sai de casa e raramente utiliza a viatura para deslocações, muitas vezes a alternativa mais cómoda é adiar a compra de uma viatura e a contratação de serviços.
Além do fato de não ser saudável ficar com o veículo parado por um longo período de tempo, o que pode contribuir para maiores custos de manutenção a longo prazo, é importante observar que despesas como seguro e IPVA continuam existindo mesmo que o carro não é usado.
Nesta circunstância particular, é vantajoso alugar automóveis por meio de leasing de carros padrão.
No caso de férias, é vantajoso poder alugar o veículo mais adequado para a ocasião, como um SUV com tração nas quatro rodas para um percurso mais aventureiro ou um sete lugares em vez de um hatchback ou pequeno sedã.
A mesma consideração se aplica a corredores frequentes. Faz sentido alugar um carro para viajantes de longa distância?
Os serviços de automóveis por assinatura possuem limitações de quilometragem que, se ultrapassadas, acarretam o pagamento de uma taxa adicional por quilômetro adicional.
Dependendo do operador, esta taxa pode ser cobrada durante a manutenção ou durante a rescisão do contrato.
Ainda compensará a opção por uma distribuição de quilometragem maior do que o padrão?
É importante perceber que a alta quilometragem não é necessariamente indicativa de um automóvel bem conservado.
Comprar um veículo para viagens de longa distância não aumentará inevitavelmente os gastos com manutenção. O oposto é verdadeiro
Veículos de longa distância na estrada tendem a ter menos dificuldades, pois seus sistemas operam em condições ideais por mais tempo.
Componentes suscetíveis à deterioração natural, como amortecedores de embreagem e suspensão, duram significativamente mais em veículos com uso misto urbano e não urbano.
Outra consideração são os detalhes contratuais. Existem empresas que restringem o uso do carro do serviço de assinatura para a área brasileira, enquanto outras cobram uma taxa adicional em caso de acidente.
Mesmo que o cliente seja inocente. Sem mencionar a perspectiva de cobrança por quaisquer danos ao carro na conclusão do aluguel.
Todas essas alternativas abriram caminho para as empresas fornecerem serviços mensais e até anuais de aluguel de automóveis.
Além das locadoras de veículos regulares, algumas montadoras começaram recentemente a oferecer essa opção aos seus consumidores.
Onde alugar um carro mensalmente
Existem várias empresas que fornecem serviços mensais de aluguel de automóveis.
Algumas montadoras, como Volkswagen, Fiat, Renault e até a Volvo com seus SUVs híbridos, começaram a oferecer esse serviço, às vezes conhecido como carro por assinatura.
Além disso, a mesma forma de aluguel mensal de automóveis está disponível na Localiza, por exemplo.
Mantém-se o aluguer de viatura avulsa da Localiza, mas foi adicionado o plano de aluguer de viatura mensal Localiza Meoo.
O aluguel mensal de veículos Localiza Meoo oferece aos consumidores uma assinatura mensal que pode ser paga de acordo com o tipo de automóvel selecionado e a distância mensal percorrida, que é limitada a 1.000, 1.500, 2.000, 2.500 ou até 3.000 km.
O cliente deve ser maior de 18 anos, ter carteira de habilitação válida, cartão de crédito para pré-autorização e pagar um depósito de segurança para assinar a locação de veículos Localiza Meoo.
A Movida é outra locadora de veículos que presta o serviço. Com o Movida Aluguel Mensal Flex, o consumidor tem acesso a um veículo novinho sem documentação ou taxa de manutenção.
Como diferenciais, a Movida oferece mensalidade reduzida para quem locar por no mínimo 24 meses e o plano Movida Aluguel Mensal Flex Nacional, que possibilita ao cliente alugar um veículo em uma cidade ou estado e devolver ou trocar. tudo isso no Brasil.
A Unidas também adotou a tendência dos automóveis por assinatura, como mostra a oferta Unidas Mensal Mais.
Com o Unidas Mensal Mais, o cliente não arcará com taxas de manutenção, seguro ou burocracia do veículo e terá acesso a outro veículo do mesmo grupo para viagens fora da cidade/estado.
Para utilizar este serviço, basta entrar em contato com a Central de Atendimento Unidas, devolver o carro que está em sua posse e providenciar a retirada de outro veículo no destino.
Benefícios do aluguel de carros
Ter um automóvel novinho na garagem à sua disposição e ter que se preocupar apenas com a mensalidade e o gás parece atraente.
Este é o principal objetivo do aluguel de automóveis. Os custos associados ao registro do carro, documentação, seguro e inspeções são incorridos durante todo o processo de aquisição de um veículo.
Vale a pena comprar um carro? Considere os usados!
Um automóvel seminovo é uma escolha interessante para pessoas com um orçamento limitado que, no entanto, precisam de um veículo.
Não faltam interessados em adquirir automóveis em bom estado e pouco rodados.
E como as montadoras freqüentemente estendem os períodos de garantia além do primeiro ano, é possível encontrar um veículo ainda protegido pelo fabricante.
Basta determinar se o fornecedor concluiu as modificações necessárias.
O aspecto favorável do ponto de vista financeiro é pagar um preço significativamente mais barato pelo automóvel seminovo do que por um carro novo do mesmo tipo e versão.
Isso ocorre porque a depreciação de um veículo é mais acentuada nos primeiros dois anos.
Nos anos futuros, a depreciação de um veículo costuma ser muito menos severa do que seu primeiro declínio. Pobre para o proprietário original. Mas um ótimo valor para você.
Conclusão
Colocando tudo no papel, se você está interessado em alugar um carro por um período determinado e a propriedade do veículo pouco importa para você, investigue as possibilidades que melhor atendem às suas necessidades.
Uma dica é que as taxas mensais de serviço tendem a ser mais baratas para aluguel anual de automóveis do que para contratos mensais.
Lembre-se que um veículo próprio é, como o nome indica, o seu próprio veículo. Isso significa que não estará sujeito a contratos que prevejam multa por cancelamento antecipado ou limitações de alterações, como a adição de um sistema de som mais potente ou bancos de couro em vez de tecido.