Contabilização de Compras Com Cartão de Credito

O cartão de crédito é um serviço de intermediação realizado por um administrador de cartão de crédito, que permite ao consumidor (pessoa física ou jurídica) adquirir bens e serviços em estabelecimentos comerciais previamente aprovados.

O estabelecimento comercial, por sua vez, registra a transação utilizando máquinas mecânicas ou eletrônicas fornecidas pela empresa de cartão de crédito, gerando um débito ao consumidor em favor do administrador e um crédito do fornecedor da propriedade. ou serviço contra o administrador. Periodicamente, o emissor do cartão de crédito emite e apresenta a fatura ao consumidor, juntamente com a lista e o valor das compras efetuadas. O administrador também é responsável pelo pagamento ao fornecedor de bens adquiridos ou serviços contratados pelo usuário (pessoa física ou jurídica) do cartão de crédito.

A relação entre o consumidor e o fornecedor não é modificada pelo método de pagamento, pois mantém seu relatório de compra ou venda de serviços.

Como reservar compras com cartão de crédito

Para mostrar a contabilização de compras e seus respectivos pagamentos feitos por cartão de crédito, vamos imaginar que uma determinada empresa, que tem um cartão “Comprar com Cartão”, compre material de escritório de um fornecedor no valor R $ 4.000. 00, e usa para o pagamento desta compra disse cartão de crédito.

Com base nesses dados, exibiremos a exibição dessa compra usando o cartão de crédito e o pagamento subsequente.

Contabilização da compra de material de escritório

D – Material de escritório (demonstração de resultados) R $ 4.000,00
C – Contas a Pagar – Administrador “Compre com Cartão” (Curto Prazo) R $ 4.000,00

Registrando o pagamento da sua fatura de cartão de crédito

D – Contas a Pagar – Conselheiro “Compra de Cartão” (Curto Prazo) R $ 4.000,00
C – Conta de Movimentação Bancária (Ativo Circulante – Caixa e Equivalentes de Caixa) R $ 4.000,00

Observe que as “contas a pagar” nas dívidas de curto prazo devem ser abertas em nome da empresa emissora do cartão de crédito e não em nome do fornecedor das mercadorias. Na verdade, o administrador é responsável por receber o valor do comprador e transmiti-lo ao fornecedor. Confirmo que a empresa de vendas está livre de quaisquer ônus ou perdas com a transação se o comprador não liquidar a dívida com o cartão de crédito.