Crédito Fácil – Cuidado!

Andando pela rua, é comum ver cartazes, promotores que distribuem panfletos ou carros sonoros que anunciam: “crédito fácil e sem burocracia”, “aqui você vai em negativo e organiza”, “dinheiro agora, simples e rápido”. Mesmo no conforto do lar, a TV e a Internet nos convidam a fazer empréstimos “no local, sem sair de casa”.

Com ofertas tão tentadoras, é difícil dizer não, especialmente para aqueles que precisam de fundos para pagar a dívida ou satisfazer outra necessidade. Mas cuidado: dinheiro fácil pode ter um preço alto. Portanto, antes de assinar um contrato, você precisa conhecer as características e finalidades de cada produto e fazer os cálculos para tomar uma decisão informada e planejada.

Entenda os diferentes tipos de empréstimos, as principais características de cada um e faça a melhor escolha para o seu bolso.

 

Cartão de Crédito

Serve como meio de pagamento e também antecipar a compra de produtos e serviços. Funciona como um empréstimo de curto prazo para compras diárias. Saiba mais aqui.

Imagem: ibratan.com.br
burocracia:

Assegurar que papel, bancos, supermercados e lojas de varejo usualmente exigem apenas um documento fotográfico, comprovante de residência e registro.

Volume de crédito:

Em lojas de varejo, a primeira compra já pode ser feita com o novo cartão contratado. O limite inicial é geralmente menor e, como as faturas são pagas, o banco ou o regulador financeiro ajusta o valor com base no comportamento de compra do cliente.

Taxa de juro:

Se a fatura for paga durante todo o dia e dia, não haverá cobrança de juros. Como o risco de insolvência ou insolvência é muito alto, o cartão de crédito é o produto com as taxas de juros mais altas do mercado. Veja as taxas de juros cobradas pelas instituições para a parcela e o cartão de crédito rotativo. Leia também: Fique atento às novas regras do cartão de crédito.

Garantias: sem exigência.

Tempo de aprovação: imediata.

Aviso: é aconselhável verificar as compras feitas no cartão muito bem para evitar surpresas. Baixe o Jimbopara para monitoramento diário e confira as dez dicas para não embrulhar seu cartão de crédito.

 

Cheque Especial

Limite disponível na conta atual. Funciona como um empréstimo de curto prazo para emergências ou eventos imprevistos. Saiba mais aqui.

Imagem: Jornal O Sul
Burocracia na abertura de uma conta:

Para acessar um limite de controle, você precisa abrir uma conta bancária em um banco. Em geral, são exigidos os seguintes documentos: RG ou CNH com foto, CPF, comprovante de renda e residência atualizados (até 90 dias). No caso da conta digital, você pode abri-la automaticamente enviando os documentos por e-mail.

Volume de crédito:

Quanto ao cartão, o limite inicial é menor e será aumentado com base no comportamento financeiro do cliente.

Tempo de aprovação:

Mesmo que a conta seja aberta automaticamente, o limite de crédito é definido alguns dias após a entrega ou o envio da documentação à instituição financeira.

Taxa de juro:

O controle especial ocupa o segundo lugar no ranking das maiores taxas de juros do mercado. Isso é porque é um empréstimo automático. O limite é pré-aprovado e está disponível diretamente na conta. Não é necessário falar com ninguém ou oferecer garantias para liberar o crédito. Portanto, o risco de a instituição financeira não receber o reembolso é maior, o que aumenta o interesse em questão. Veja as taxas de juros cobradas pelas instituições para o cheque especial.

Burocracia após aprovação de crédito: não há

Garantias: sem exigência.

Aviso: recomenda-se a utilização por curtos períodos de tempo, quando tiver a certeza de novas entradas de dinheiro.

 

Empréstimo Pessoal

Crédito oferecido por bancos, credores e correspondentes bancários para liquidar dívidas, resolver eventuais imprevistos ou executar projetos. No caso de finanças, não é necessário ter uma conta corrente no banco.

Imagem: blog.andersonferro.com.br
burocracia:

Uma das opções mais simples do mercado. Para acessar, basta apresentar RG, CPF, comprovante de residência e renda, que pode ser extrato bancário, crédito ou cartão de crédito emitido nos últimos 3 meses. Algumas empresas financeiras permitem que você envie documentos on-line.

Volume de crédito:

O empréstimo pessoal geralmente oferece maiores limites e condições de pagamento do que cartões de crédito e saques a descoberto.

Garantias: sem exigência.

Tempo de aprovação: imediata. No caso de uma proposta online, o interessado recebe a resposta em 3 minutos.

Taxa de juros para não-negativo:

A simplicidade do recrutamento e a falta de garantias para receber dinheiro fazem com que o empréstimo pessoal ocupe a terceira posição no ranking das taxas médias de juros.

Taxa de juros para negativos:

No caso dos financiadores que fazem empréstimos pessoais para os negativos, ou seja, pessoas com restrições financeiras nas agências de proteção ao crédito, como a SPC e a Serasa, as taxas de juros cobradas são muito maiores. Fique ligado! Confira aqui as taxas cobradas no empréstimo pessoal.

Aviso: é aconselhável usar o empréstimo pessoal para substituir as taxas mais elevadas no cartão ou no cheque especial, mas tenha muito cuidado para não estar envolvido com as parcelas. Muitos golpistas aproveitam a linha de crédito para aplicar golpes. Portanto, nunca faça depósitos antecipados para obter empréstimos pessoais.

 

Empréstimo Pessoal com Garantia

Crédito para vários usos, onde um ativo é transferido para a instituição financeira como garantia de pagamento.

Imagem: Crédito Pessoal – Imóvel Como Garantia
burocracia:

A análise deste tipo de crédito é mais detalhada que outros métodos. É necessário avaliar o registro da pessoa e do imóvel que será oferecido como garantia, similar a um empréstimo.

garantias:

Propriedade ou veículo removido.

Volume de crédito:

Você pode obter até 90% do valor do veículo ou 70% do valor da propriedade, dependendo da instituição financeira.

Tempo de aprovação:

Todo o procedimento pode levar de 5 dias (no caso de veículos) a 45 dias (no caso de edifícios) para receber o dinheiro na conta.

Taxa de juro:

A burocracia da análise e o atraso na emissão de crédito são compensados ​​por uma das menores taxas de juros do mercado. A oferta de um ativo como garantia, que pode ser leiloada pela instituição em caso de inadimplência, reduz o risco de que o banco não receba o dinheiro de volta, permitindo taxas de juros mais baixas.

Aviso: Para evitar perder a propriedade ou o veículo devido a uma falta de pagamento em parcelas, um bom planejamento financeiro é essencial antes de tomar este tipo de crédito. Meça bem o propósito deste empréstimo e leve em consideração que você está assumindo um compromisso de longo prazo, o que aumenta o risco de ser surpreendido por circunstâncias imprevistas ao longo do caminho. Evite envolver mais de 20% de sua renda para pagar parcelas.

 

Crédito Consignado

Empréstimo em que as parcelas são deduzidas diretamente do salário ou benefícios do INSS.

Imagem: TriCurioso
burocracia:

Para obter o crédito, você deve ser funcionário de uma empresa privada que seja uma instituição financeira que ofereça o produto, funcionário público, pensionista ou pensionista do INSS.

garantias:

O salário ou subsídio do INSS funciona como garantia.

Volume de crédito:

Como regra geral, as parcelas não podem exceder 30% do valor do salário. No entanto, como os prazos de pagamento são mais longos, você pode obter uma quantia considerável de dinheiro.

Tempo de aprovação:

Pode levar até dois dias úteis, dependendo da instituição à qual o candidato tem um link.

Taxa de juro:

A garantia do salário ou a vantagem do INSS reduz significativamente o risco de insolvência, de modo que a folha de pagamento é uma das opções de empréstimo com as menores taxas do mercado.

Aviso: Como é deduzido automaticamente da folha de pagamento, o crédito fiscal a pagar afeta diretamente a renda mensal da família e não permite malabarismos, como atraso ou falta de pagamento das parcelas. Se a folha de pagamento for contratada por um funcionário da empresa privada e sair da empresa durante o período, ela poderá ter que passar para outro empréstimo com taxas mais altas.

Nota: Seja qual for a sua escolha, um bom planejamento é sempre essencial!