Debito ou Crédito? – Oque é! Quando Usar!

Escolher entre usar seu cartão de débito ou seu cartão de crédito não é uma decisão sem importância. Um cartão de crédito é uma ferramenta do tipo “compre agora, pague depois” e um cartão de débito é uma ferramenta do tipo “compre agora, pague agora”. Ambos os cartões têm funções importantes em seu plano de controle financeiro.

Fonte: Escritório de advocacia

As duas formas de pagamento têm pontos positivos e negativos, e o ideal é analisar a situação da sua vida financeira, uma a uma. Descubra como escolher: cartão de crédito ou débito!

Cartão de crédito

O cartão de crédito funciona no esquema “compre agora e pague depois”. Ou seja, funciona como uma espécie de empréstimo que a instituição bancária faz ao seu cliente, com uma data pré-definida a ser paga. Se a pessoa precisa de uma mercadoria, mas não tem dinheiro disponível para pagar, ele pode passar o produto no cartão de crédito. Dessa forma, o consumidor pode dividir a compra e pagá-la apenas no mês seguinte – ou quando a fatura expirar.

Se paga no valor total indicado e na data estipulada, a grande maioria dos cartões não cobra nada aos seus clientes, além dos valores pagos pelas mercadorias. É possível, no crédito, gastar o valor máximo do cartão e pagar o mínimo de parcelling. No entanto, é muito importante estar atento a esse tipo de posição, já que os interesses da carteira giram em torno de 20%, o que acaba envolvendo o cliente em uma bola de neve com o passar do tempo. SEJA CUIDADOSO!

Débito

O cartão de débito é usado quando a pessoa já tem o dinheiro para pagar por um determinado produto ou serviço que ele vai adquirir. Funciona como um serviço direto da sua conta: você faz a compra e o dinheiro é subtraído da sua conta bancária. Portanto, essa forma de pagamento só é aceita quando houver valor disponível em sua conta corrente. Não oferece lotes nem outras instalações no momento do pagamento.

O cartão de débito pode ser muito útil para quem quer ter um plano financeiro, pois não permite gastar mais do que o que você tem na conta.

Estágios diferentes

É melhor usar crédito ou débito, afinal? Para cada situação em que o cliente está localizado, existe uma forma de pagamento que se ajusta à sua realidade.

Compras maiores

O cartão de crédito é a melhor maneira de pagar por grandes compras, como compras em supermercados, eletrodomésticos ou passagens aéreas. Isso porque oferece gráficos, o que possibilita comprar valores mais altos (sabendo que esse valor será cobrado posteriormente).

Compras do dia-a-dia

Para compras do dia-a-dia, invista no uso do cartão de débito. Essa solução promove maior controle para o comprador, evitando excessos e gastos desnecessários. Registre essas despesas para poder fazer um balanço no final do mês.

Descontos

Em muitos estabelecimentos, um desconto é oferecido para quem compra no cartão de débito, já que o pagamento é feito sob demanda. Sempre procure e pergunte ao fornecedor se há alguma redução no valor se você pagar em dívida.

Compras internacionais

Muitos cartões de crédito podem ser usados ​​para compras internacionais (on-line e em viagens). Consulte seu banco para descobrir se seu cartão pode ser usado em outros países ou como obter um que você pode. Mas as mesmas regras de consumo são válidas para essa situação: tenha cuidado para não gastar muito e não possa pagar mais tarde.

Programa de Pontos

Cartões de crédito são frequentemente ligados a programas de pontos com instituições financeiras. Este programa funciona de forma simples, seguindo a lógica de quanto mais gás, mais pontos ganha.

A taxa de conversão de pontos varia de banco para banco, mas a idéia é que, com o acúmulo de um determinado valor, você pode trocá-lo por produtos, milhas ou serviços exclusivos. Nesse cenário, o uso inteligente do cartão de crédito oferecerá benefícios adicionais para seus clientes. Você apenas tem que ter cuidado para que as despesas excessivas não se destacam para os benefícios do cartão. Quando o cliente se torna inadmissível, ele perde os direitos para os pontos.

Controle de finanças

Para aqueles que têm uma vida financeira estável e autocontrole no momento da compra, o cartão de crédito pode ser um bom pedido ao fazer compras. Mas, por outro lado, também incentiva as compras por impulso, já que o indivíduo tem o limite de crédito disponível no cartão para fazer compras. Muitas vezes, as pessoas usam isso como uma espécie de cartão mágico, esquecendo que há um contrato envolvido e que terão que compensar a instituição bancária pelo valor gasto.

É necessário estar atento para saber quando o uso do crédito se tornou um problema em sua vida: se você acaba gastando mais do que recebe, e fecha o ano devido aos bancos, é melhor parar e analisar o uso que você fazer disso. seus cartões.

É essencial criar um planejamento financeiro para que você possa ver quanto gastou e quanto receberá no final do mês. Introduza também todas as compras efetuadas e o método de pagamento utilizado. Desta forma, se um eventual problema surgir em suas contas, você pode estudar seus hábitos e desenhar estratégias mais eficazes para o uso do seu dinheiro.