Usar o FGTS para pagar imóveis é uma boa ideia. O FGTS rende muito pouco. Para se ter uma ideia, em 2018, o retorno de cerca de 3% desse fundo foi menor que a inflação, que foi de 3,75%. Quando seu dinheiro fica no FGTS, ele se deprecia, isto é, perde seu poder de compra.
Considerando apenas este ponto, é interessante dizer que vale a pena usar o FGTS para comprar um imóvel. Acrescente a isso a falta de outras alternativas para usar esse dinheiro. Além de imóveis, você só pode usar o FGTS para aposentadoria, doença grave ou demissão sem justa causa. Isso significa que muitas pessoas têm que esperar muitos anos antes de poderem recuperar esse valor.

Ao comprar um imóvel, esse dinheiro pode ser utilizado para o pagamento integral do imóvel, para que você não fique preso no financiamento. Isso significa que, se você tiver todo o montante exigido depositado em sua conta do FGTS, poderá retirar sua propriedade ao mesmo tempo, desde que esteja em conformidade com os parâmetros do sistema financeiro habitacional.
Por exemplo, a propriedade não pode exceder um determinado valor e você não pode ter outra propriedade na cidade de residência. Também deve ser verificado se o valor disponível é suficiente para cobrir não apenas o valor da propriedade, mas também quaisquer encargos bancários para essa transação.
Mas mesmo que você não tenha o valor, o FGTS pode ajudá-lo a realizar o seu sonho de possuir a propriedade, seja como um valor de entrada ou para reduzir ou antecipar o valor da terra.
Finalmente, apenas um aviso. Resgatar o FGTS para a compra do imóvel evitará que você tenha essa reserva na aposentadoria ou em caso de desemprego, por exemplo. Portanto, mesmo que valha a pena usar o FGTS para comprar a casa, é preciso criar uma reserva financeira para usar em caso de circunstâncias imprevistas.