FGTS – Vale a Pena Usar Para Comprar Um Imóvel à Vista?

Usar o FGTS para pagar imóveis é uma boa ideia. O FGTS rende muito pouco. Para se ter uma ideia, em 2018, o retorno de cerca de 3% desse fundo foi menor que a inflação, que foi de 3,75%. Quando seu dinheiro fica no FGTS, ele se deprecia, isto é, perde seu poder de compra.

Considerando apenas este ponto, é interessante dizer que vale a pena usar o FGTS para comprar um imóvel. Acrescente a isso a falta de outras alternativas para usar esse dinheiro. Além de imóveis, você só pode usar o FGTS para aposentadoria, doença grave ou demissão sem justa causa. Isso significa que muitas pessoas têm que esperar muitos anos antes de poderem recuperar esse valor.

Imagem: Qual imóvel

Ao comprar um imóvel, esse dinheiro pode ser utilizado para o pagamento integral do imóvel, para que você não fique preso no financiamento. Isso significa que, se você tiver todo o montante exigido depositado em sua conta do FGTS, poderá retirar sua propriedade ao mesmo tempo, desde que esteja em conformidade com os parâmetros do sistema financeiro habitacional.

Por exemplo, a propriedade não pode exceder um determinado valor e você não pode ter outra propriedade na cidade de residência. Também deve ser verificado se o valor disponível é suficiente para cobrir não apenas o valor da propriedade, mas também quaisquer encargos bancários para essa transação.

Mas mesmo que você não tenha o valor, o FGTS pode ajudá-lo a realizar o seu sonho de possuir a propriedade, seja como um valor de entrada ou para reduzir ou antecipar o valor da terra.

Finalmente, apenas um aviso. Resgatar o FGTS para a compra do imóvel evitará que você tenha essa reserva na aposentadoria ou em caso de desemprego, por exemplo. Portanto, mesmo que valha a pena usar o FGTS para comprar a casa, é preciso criar uma reserva financeira para usar em caso de circunstâncias imprevistas.