Ter independência para ir onde você quer e quando achar melhor é um grande desejo. No entanto, tudo isso acontece quando você compra um veículo. Mas, você já pensou em fazer um financiamento ou consórcio?

Naturalmente, cada uma dessas alternativas tem suas vantagens e desvantagens. Isso é o que você descobrirá neste post. Você sabe a diferença entre consórcio e financiamento? Entenda como cada um trabalha.

Financiamento ou Consórcio
Imagem: Crefine – BLOG

Antes de descobrir os benefícios do financiamento ou consórcios, você precisa entender exatamente o que cada um desses métodos de aquisição de bens e suas diferenças.

Financiamento

De maneira simples, o financiamento funciona da seguinte maneira: com base em seus dados financeiros, como sua renda e trabalho, e em seu histórico, como classificações de agências de classificação de crédito (SPC e Serasa, por exemplo), um banco ou instituição financeira determina seu valor de crédito com eles. Assim, os valores máximos de financiamento e o parcelamento que pode ser contratado são determinados.

Além disso, cada banco ou instituição financeira é livre para estabelecer critérios para o financiamento de veículos.

Eles geralmente oferecem taxas de juros mais baixas para veículos zero km ou semi-novos. Além disso, evitam financiar modelos antigos.

Se o valor solicitado no financiamento atender às suas necessidades e o Banco concordar em financiar, os próximos passos são:

  1. o comprador fecha negócio com o vendedor, informando que o pagamento será realizado por financiamento;
  2. o vendedor fornece os dados e documentos da motocicleta para que o banco emita o contrato;
  3. o comprador assina o contrato de financiamento. Nesse momento, o banco se compromete a pagar o vendedor à vista, enquanto o comprador se compromete a honrar o pagamento das parcelas ao banco.

É extremamente importante fazer uma análise do valor que você pode gastar mensalmente com as parcelas do financiamento, para que você não corra o risco de perder seu valioso bem.

Consórcio

O consórcio é outra maneira de adquirir um veiculo, mas suas regras e procedimentos são diferentes.

Neste modo, você fará o planejamento inicial para identificar o valor necessário para comprar o veiculo em dinheiro (À vista).

Com base nessas informações, a administradora do consórcio notificará os valores de adiantamento e o período de pagamento.

Ao analisar suas possibilidades e entender que você pode pagar as parcelas informada, já pode contratar o consórcio, mas não comprará o veiculo imediatamente, como no caso do financiamento. Esta é uma das maiores diferenças entre o consórcio e o financiamento.

Isso porque, no consórcio, o contratante não pega um crédito com o banco, como no caso do financiamento. No entanto, é formado um grupo de pessoas com o mesmo interesse.

Financiamento ou Consórcio
imagem: UsadosBR

Portanto, com a soma do pagamento das parcelas de todos os membros do grupo, a administradora do consórcio contempla algumas pessoas com o valor para adquirir o bem. É a chamada carta de crédito.

A carta de crédito é um documento que informa ao vendedor de um veículo que você tem uma cota de consórcio contemplada e que você pode usar o valor comunicado para sua aquisição.

Você deve estar se perguntando: “Como a administradora define quem receberá a carta de crédito primeiro?” É simples, por meio de sorteio e/ou lance. Além disso, você pode ficar tranquilo, porque todos serão contemplados até o final de seus pagamentos.

Não saber o que é lance? Este é um adiantamento de parcelas. A cada mês, o consórcio pode propor uma oferta para antecipar suas parcelas. Aqueles que oferecem o maior valor devem honrar o pagamento para ser contemplado.

Qual é mais vantajoso? Depende, é preciso analisar

Na prática, financiamento ou consórcio, você já deve ter entendido como eles funcionam.

Agora, pode estar na sua cabeça: qual é mais vantajoso? É importante saber que não há como generalizar, indicando uma ou outra modalidade como a mais interessante para todos.

Entre o financiamento e o consórcio, cada um tem suas vantagens e é mais adequado para um dado perfil de consumo. Estes são os detalhes que você verá abaixo!

Vantagens do financiamento

Essa linha de crédito é indicada para aqueles que possuem renda estável e parte dela está disponível para honrar o pagamento das parcelas.

Apesar disso, não foi possível juntar o valor para adquirir o veículo e deseja comprá-lo imediatamente. Descubra suas vantagens e desvantagens abaixo.

  • Financiamento de até 100% do veículo
  • Possibilidade de dar uma entrada e parcelar com juros mais baixos
  • Posse do veículo mais rápida
  • Possibilidade de adiantamento de parcelas
  • Parcela fixa

Desvantagens do financiamento

  • Custo maior
  • Alienação do bem
Financiamento ou Consórcio
Imagem: Unitracker

Vantagens do consórcio

  • Prazos e parcelas de acordo com o perfil do comprador
  • Livre de juros
  • Liberdade de compra
  • Menor burocracia
  • Possibilidade de antecipar a contemplação
  • O valor da carta de crédito é corrigido

Desvantagens do consórcio

  • Parcela variável
  • Os lances podem ser altos
  • Moto alienada