Pagamento por aproximação cartão Inter: Como se proteger de fraudes

O pagamento por aproximação é uma conveniência para a maioria dos clientes. Com isso, o cliente só precisa levar o cartão de crédito até a máquina e o pagamento é realizado sem a necessidade inserir o cartão e quando o valor do pagamento é baixo, não a necessidade de digitar a senha.

A forma de pagamento também é uma das que mais cresce no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs), o número de transações é cerca de 7 vezes maior do que no mesmo período do ano passado. O crescimento pode ter sido impulsionado pela pandemia e pela capacidade de concluir o pagamento sem inserir o cartão a máquina.

Contudo, para tirar proveito das transações mais rápidas com cartão sem contato, você precisa tomar alguns cuidados. Confira algumas dicas de segurança!

➵ Confira também: Estressado devido as contas do cartão? Saiba como renegociar a dívida

Pagamento por aproximação cartão Inter
Pagamento por aproximação – Fonte: Google

Verifique o valor antes de confirmar a transação

Ao utilizar a senha para confirmar o pagamento, você tem a opção de verificar o valor da transação, pois aparece sempre na tela da máquina.

O pagamento aproximado torna as transações mais dinâmicas e o cliente muitas vezes se esquece de verificar o valor antes de efetuar o pagamento. Portanto, preste atenção especial a esta etapa!

Fique de olho na distância entre o cartão e a máquina

Com a tecnologia sem contato, o pagamento pode ser feito a uma distância de até 4 cm entre o cartão e a máquina. Portanto, é aconselhável guardar o cartão até você poder verificar o valor da transação.

É importante ressaltar que as compras são limitadas a cerca de R$ 200 por transação. Para cada valor acima, será solicitada a senha. Cada cliente pode fazer até 5 pagamentos por dia.

Sempre companhe o extrato das transações no cartão

Com os aplicativos de cartão ou instituição financeira, você não precisa mais esperar a chegada da fatura para verificar suas compras do mês anterior.

Aproveite essa conveniência para verificar periodicamente o extrato da sua conta para certificar-se de que reconhece todas as transações.

No final do texto, mostraremos o que fazer em caso de compras não reconhecidas.

Deixe ativado as notificações do aplicativo do Banco

Além de monitorar o extrato da conta, você pode ativar notificações no aplicativo para receber avisos sobre cada nova compra. Dessa forma, pode-se identificar rapidamente quais compras são suspeitas e pode prosseguir com o bloqueio do seu cartão de crédito.

Se necessário, desative a função

Os novos cartões Inter já são emitidos com tecnologia sem contato, mas você pode desativar esse recurso a qualquer momento. Para fazer isso, vá para o menu Cartões e clique em Configurações> Bloqueios e senhas.

Em “Compras por aproximação”, clique para desativar.

Preste muita atenção com o cartão

Com uma opção de pagamento aproximado, você deve prestar ainda mais atenção onde deixa seu cartão de crédito, pois ele pode ser utilizado por qualquer pessoa sem a sua autorização. Pelo mesmo motivo, você também deve evitar emprestar seu cartão a outras pessoas.

Bloqueie o cartão em caso de roubo ou perda

Se o seu cartão for roubado ou perdido, acesse o aplicativo de bloqueio de cartão e informe o que aconteceu ao seu banco o mais rápido possível. Desta forma, você está protegido contra futuras compras.

Para bloquear, basta clicar na opção Bloquear Temporariamente que aparece logo abaixo da guia de cartões.

➵ Você pode gostar: O segredo do cartão de crédito: Como usar todos os recursos sem se endividar

Como relatar uma compra não reconhecida?

Se você tomou todas as precauções acima e ainda é vítima de um golpe de compra sem contato, não se preocupe, o banco Inter o ajudará com isso.

Veja como proceder se você não reconhecer uma compra feita com um cartão de crédito Inter.

  1. O primeiro passo é bloquear o seu cartão através do aplicativo.
  2. Em seguida, entre em contato com a Central de Cartões pelo chat ou pelo telefone 3003 – 4070 — “opção 2” (capitais e aglomerações) ou 0800 940 0007 — “opção 2” (demais localidades).

Por motivos de segurança, seu cartão será cancelado imediatamente e você receberá uma nova cópia em 15 dias úteis. Lembrando que o prazo máximo para entrar com uma contestação é de no máximo 45 dias a partir da data da compra.

Antes de solicitar uma disputa, certifique-se de não ter feito uma compra com a mesma quantidade e data. Isso ocorre porque o nome na fatura geralmente é o nome da empresa ou mesmo uma abreviatura que você não reconhece imediatamente.

Além disso, vários sites ou aplicativos verificam o cartão no momento do registro (tokenização), mas esse valor é posteriormente estornado.