Problemas Com Sua Máquina de Cartão? Saiba O que Fazer!

A sua máquina de cartão sai do nada? Preso? Não funciona? Alguns procedimentos básicos podem recuperar sua máquina e retomar suas vendas em poucos segundos, deixando seu cliente satisfeito com o serviço rápido e resolvendo o problema sem qualquer constrangimento.

Prevenção básica e verificação de problemas de máquinas de cartão

Antes do desespero, execute as verificações abaixo em sua máquina de cartão para descartar problemas e possivelmente evitar a perda de vendas. Todos os procedimentos abaixo são válidos para qualquer problema na máquina, da rede indisponível a uma máquina presa.

  • Verifique se os cabos estão firmemente conectados à máquina de cartões e à rede do roteador / telefone.
  • Confirme se as luzes verdes na máquina do cartão de crédito estão acesas. Essas luzes podem ser localizadas onde o cabo Ethernet ou telefônico está conectado à sua máquina ou à tela do monitor da máquina.
  • Tente reiniciar o roteador e / ou a máquina de cartão.
  • Desconecte o cabo de alimentação da máquina de cartão e do roteador de internet.
  • Desconecte os cabos que conectam o equipamento. Espere cerca de 30 segundos. Reconecte os cabos e alimente os dispositivos de parede ao terminal. Se a sua máquina de cartão tiver uma bateria, remova-a e reinsira-a.
  • Aguarde 60 segundos para tentar usar a máquina, reiniciar e estabelecer uma conexão com o roteador / servidor.
  • Se o seu estabelecimento usa o mesmo roteador ou rede telefônica para se conectar a um PC ou telefone fixo, tente desconectar seu telefone e / ou computador para verificar a operação. Também tente a Internet para o computador, indo para qualquer site.

Faça essas verificações a cada 30 minutos ou a cada 1 hora em seu estabelecimento. Isso garantirá que o sistema esteja sempre funcionando e evitará apressar o recebimento do pagamento de um cliente. Se a máquina paralisar ou não funcionar com o cliente e precisar que os controles funcionem, ofereça um desconto na próxima compra ou um item de bônus do cliente pelo tempo perdido. É uma excelente ferramenta para evitar que o cliente fale mal do seu negócio.

A máquina de cartão não funciona: mude!

Se a máquina trava ou não funciona quando um cliente está pagando pelo produto ou serviço, use outra máquina de cartão. Quanto mais rápido o serviço, mais satisfeito o cliente estará, e mais provável é que ele expanda seus negócios e o impeça de prejudicá-lo. Quando você tiver um problema com uma máquina no momento da venda, substitua a máquina e tente resolver o problema depois que o cliente sair da loja.

Máquina de cartão não disponível

Se você tiver dificuldade em fazer transações, atualizar o software em sua máquina de cartão ou conectar-se à rede da máquina, as verificações a seguir podem corrigir o problema.

Confirme se o cabo de telefone está conectado à porta correta na máquina do cartão de crédito e na parede ou no roteador da Internet. Conecte um telefone padrão à tomada da parede para garantir a disponibilidade de uma linha ou conecte um computador à Internet para testar a conectividade.

Mova o terminal para outra linha telefônica ou conecte-se à outra porta do roteador e volte a testar a conexão.

Confirme que você não deixou nenhum telefone no gancho ou se os telefones do seu estabelecimento não estão usando a mesma linha que a sua máquina de cartão.

Imagem: Idec

Máquina de cartão fora da área de cobertura

As empresas de telecomunicações oferecem cada vez mais serviços que usam conexões 2G, 3G ou 4G para máquinas de cartão. Estes dependem muito de uma boa área de cobertura, o que pode interromper as transações.

Tente reiniciar a máquina e sua conexão com uma rede de dados móveis. Se você tiver uma máquina com um cartão de celular, reinicie também seu smartphone ou tablet.

Algumas empresas de cartão de crédito com conexão de dados através de redes móveis permitem que o vendedor ligue para o Call Center, informe os dados no cartão e faça a transação por telefone. Pode ser a única opção, em alguns casos em que a conexão móvel não está disponível.

Estes são alguns dos problemas com uma máquina de cartão móvel no vídeo a seguir, para que você possa se preparar para o que pode acontecer com você.

Máquina de cartão bloqueada

Simplesmente reinicie a máquina pressionando e segurando o botão liga / desliga por alguns segundos ou seguindo as instruções no manual. Você também pode, opcionalmente, desligar a máquina da placa de energia por alguns segundos e / ou remover a bateria e reiniciar. Enquanto isso, se você não tiver outra máquina de cartão em sua loja, ofereça um desconto, um cartão presente ou um item adicional ao cliente.

Call Center

As máquinas de cartões darão problemas. Evitando e revisando constantemente o estado da rede, você pode evitar que esse problema ocorra a qualquer momento. Ao ter uma máquina de cartão fixo, conectada a uma rede telefônica tradicional (o modelo mais básico possível), você também sempre terá uma máquina de cartão confiável e sem problemas.

Se nenhuma das nossas sugestões funcionou, entre em contato com o call center da sua máquina de cartão. Deixe o número de telefone ao lado da máquina para resolver emergências assim que possível.