Quando pegar um empréstimo pessoal online? Cuidados ao contratar o crédito

Quem não pensaria em solicitar um empréstimo pessoal online? Seja para saldar uma grande dívida com o cartão de crédito, pagar um curso, ou mesmo para realizar um projeto pessoal que precisa de capital inicial. Um empréstimo pode ser uma boa opção.

Pode realmente? Confira!

Não deixe que conferir — Empréstimo online Just: Crédito de fácil contratação e confiável.

Como funciona um crédito pessoal online?

Primeiro, entenderemos um pouco mais sobre o que é um empréstimo e como funciona.

O crédito pessoal online é uma forma rápida e fácil de pedir emprestado. Pois, geralmente não é necessária muita papelada para se candidatar. Para muitas instituições financeiras, é suficiente apenas seu nome e os documentos que comprovam sua renda para liberação do crédito.

Em geral, as taxas de juros dos empréstimos são variáveis ​​e podem ser discutidas no momento da solicitação. Segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a taxa média do crédito pessoal gira em torno de 8,14%. Isso a torna mais atraente do que o cheque especial (10,96% de juros mensais) e os cartões de crédito (14,56% de juros mensais).

Quais cuidados deve ter ao contratar um empréstimo pessoal online?

Quando o assunto é investimentos e finanças pessoais, todo cuidado é pouco da tomada de decisão. Não poderia diferir com o empréstimo. Um dos pontos a considerar é justamente o que falamos antes: a taxa de juros.

Precisamente porque não há muita burocracia ou uma avaliação aprofundada de quem está solicitando um empréstimo. As taxas de juros podem ser mais altas para cobrir o risco. Além dos juros, também é importante verificar o seu custo efetivo total (CET), que inclui todos os custos do empréstimo. Entre outras taxas, como multas e taxas recorrentes.

Como acontece com qualquer outro tipo de investimento, é importante elaborar um planejamento antes de pedir um empréstimo. Ponha na ponta do lápis quanto você pagará por mês, as despesas que surgiram durante o pagamento de seus juros e as possíveis contingências que podem ocorrer ao longo do caminho.

Tudo isso para evitar colocar seu orçamento em risco e cair na conhecida bola de neve financeira.

Quando um empréstimo pessoal online pode ser uma boa opção?

Depende muito de quanta dívida você tem e de qual é sua situação financeira atual. Em geral, um empréstimo pessoal é recomendado para saldar grandes dívidas com altas taxas de juros.

Um valor muito alto na fatura do cartão de crédito também pode ser um bom motivo para solicitar um empréstimo pessoal. No momento, você pode usar várias opções:

  1. Pague a conta mínima todos os meses: dependendo do valor da dívida faturada, o pagamento mínimo pode levar mais de um ano para ser liquidado. Além disso, pode acontecer que você pague mais do que o dobro do valor original.
  2. Pague um valor fixo por mês: esta opção garante um pagamento fixo da fatura mensal. Portanto, você continuará sofrendo ajustes de juros ao longo do período de pagamento, o que também pode aumentar o custo efetivo da conta.
  3. Contratar um empréstimo: essa pode ser uma boa opção. Pois, você pode obter um empréstimo pessoal no valor total da fatura. Nesse caso, ele converterá a taxa de juros do extrato do cartão de crédito em juros do empréstimo. Que geralmente são mais baixos e mais fáceis de pagar!

Quando vale a pena solicitar um empréstimo pessoal online?

Você também pode considerar a solicitação de um empréstimo para iniciar um projeto pessoal, cursos profissionais ou cursos de especialização rápidos. Alguns imprevistos, como doenças ou outras necessidades urgentes, também nos levam a pedir um empréstimo.

No entanto, não é recomendável fazer um empréstimo para custear viagens, comprar um carro ou ter mais dinheiro para despesas imprevistas. O empréstimo deve ser visto como uma saída para crises. Ou seja, uma dívida cuja vida útil é menor que o prazo de reembolso do empréstimo.

Por exemplo, o reembolso do empréstimo pode levar até 24 meses. É, um carro pode ser pago em no máximo 72x. Se você obtiver um empréstimo pessoal para a entrada de um carro, em princípio, pagará a dívida do carro mais a parcela do empréstimo. Isso pode complicar seu planejamento financeiro.

O mesmo acontece, por exemplo, com o aluguel da sua casa. Se você conseguir um empréstimo para quitar neste mês, terá que pagá-lo novamente no mês que vem com a parcela do empréstimo.

Portanto, tenha bastante cuidado e responsabilidade ao chegar em uma conclusão de que precisa solicitar um empréstimo.