Taxa de anuidade no cartão de crédito: Porque é cobrado?

Os cartões de crédito estão sendo usados ​​por mais e mais pessoas a cada ano. Mas é preciso ter cuidado com os diferentes tipos de taxas, como a anuidade, que podem ser cobradas quando você usa este produto.

Assim, você pode encontrar um cartão de crédito sem anuidade, o que pode ajudá-lo a reduzir custos e acompanhar seu dinheiro.

➵ Leia também: Cartão Itaú Uniclass Gold: Saiba como acumular pontos!

Taxa de anuidade no cartão: O que é?

A cobrança da anuidade vem do banco ou outra instituição financeira responsável pelo seu cartão de crédito. Na maioria das vezes, a taxa é cobrada automaticamente e mostrada no extrato do cartão.

De acordo com o Banco Central do Brasil, cabe às instituições financeiras cobrar essa taxa. Você sempre pode encontrar o valor da taxa na seção de cartão do site do seu banco. Esta taxa não é contra a lei.

Muitas pessoas querem saber se a anuidade é paga uma vez por mês ou uma vez por ano. Você precisa saber que seu pagamento pode ser feito em dinheiro uma vez por mês, parcelado ou uma vez por ano.

Como existem diferentes modelos de cartão, você pode olhar as fotos no site para ver os detalhes do seu cartão e as informações do plano.

Também podemos encontrar cartões de crédito que não têm anuidade, o que é uma ótima opção para alguns clientes.

Quando é cobrada a taxa da anuidade?

Depende do banco, pois a cobrança pode começar assim que o cartão for usado pela primeira vez. Isso aconteceu no primeiro mês de uso.

Mas a taxa anual de um cartão de crédito pode ser dispensada após um determinado período de uso. Alguns têm isenções que duram alguns meses, um ano ou até mais.

Há também cartões de crédito que você pode usar sem pagar uma taxa anual. Basta olhar para os diferentes bancos e instituições financeiras para ver quais opções eles têm.

Mas o melhor a fazer é conversar com o atendimento ao cliente do banco emissor e perguntar como será feita essa cobrança (parcelada ou à vista).

Cartão de crédito bloqueado ou com anuidade vencida

Você não pode cobrar a anuidade de um cartão de crédito bloqueado, seja qual for o motivo: perda, roubo, compras suspeitas, etc. Existe uma lei que impede que esse tipo de cobrança seja feito no cartão de crédito .

A razão para isso é clara: uma vez que o cartão está bloqueado e não está sendo usado, não há necessidade de pagar uma anuidade para mantê-lo funcionando.

Mas mesmo durante esses tempos, muitas instituições ainda cobram a taxa anual. Nesse caso, o cliente pode ligar para o banco e solicitar o reembolso desse valor na fatura.

Mas é possível que a instituição continue cobrando o mesmo valor. Por se tratar de uma prática comercial desleal que fere os direitos do consumidor, é possível usar a lei para solucionar esse problema.

Como falar de quanto vale a anuidade?

Você deve falar com o banco que lhe dará o cartão e ver o contrato. Porque os bancos podem cobrar a taxa automaticamente, em dinheiro ou uma vez por mês.

O emissor do cartão sempre pode negociar a taxa. Ou seja, você pode ligar para o seu banco, negociar a taxa e pagar menos pela sua anuidade.

Como muda a cada ano, é interessante obter um desconto maior para o próximo ano para obter uma taxa menor.

Assim, a anuidade pode ser zerada para pessoas que pagam regularmente e usam o cartão com frequência. Esta é uma boa maneira de economizar dinheiro que você deve saber.

Dependendo do banco, porém, talvez você nem a taxa anual precise pagar. Clientes que usam seus cartões na hora e gastam muito dinheiro podem se livrar da anuidade.

Cartão de crédito sem taxas

Agora, você pode obter um cartão de crédito sem ter que pagar uma taxa anual. Já existem bancos que não se preocupam com a anuidade.

Por isso, o histórico de crédito do cliente deve ser levado em consideração. Se o cliente tiver um bom histórico de crédito, pode ser possível se livrar da cobrança da anuidade.

Mas as fintechs, que são empresas que usam a tecnologia para oferecer serviços financeiros, não se importam nem um pouco com isso.

Os serviços de fintech são novos porque não são apenas um banco digital, mas também um lugar onde as pessoas podem fazer pagamentos.

No aplicativo, o cliente pode acessar as informações do cartão pelo celular. Este funciona como um gerenciador de despesas e ainda consegue cobrar os juros rotativos mais baixos do mercado. Se olharmos para as taxas, este cartão é uma das melhores opções no momento.

Como você pode obter um cartão de crédito?

Para obter um cartão de crédito, você precisa obter permissão do banco ou instituição financeira que lhe dará o cartão.

Para isso, o cliente precisa enviar alguns documentos que comprovem alguma informação, como alguns documentos pessoais.

Em geral, são solicitados o RG (ou outro documento com foto) e o número do CPF da pessoa.

As instituições também querem ver comprovantes de renda dos últimos três meses. Esta é uma informação importante para saber se, por exemplo, você deseja colocar um limite no cartão.

Por fim, será solicitado um comprovante recente de onde você mora, como uma conta de luz, água ou telefone.