Empréstimo com garantia é uma boa escolha? Entenda como funciona!

O crédito pode ser usado para realizar aspirações ou para lidar com emergências. No entanto, você deve procurar por termos que atendam ao seu orçamento. Nesse sentido, podemos destacar o empréstimo com garantia como uma das maiores soluções disponíveis.

Entre seus benefícios está uma taxa de juros mais barata que a alternativa de empréstimo pessoal. Quer saber mais sobre essa possibilidade? Fique conosco e investigue!

➵ Leia também: Conheça o empréstimo da Creditas – Créditos com garantia e as menores taxas!

Como funciona um empréstimo com garantia?

A modalidade opera por meio de alienação fiduciária (recurso que transfere a propriedade do bem para a instituição financeira em operação de crédito com garantia).

Durante a vigência do contrato, a instituição goza de propriedade indireta (todos os direitos excluindo o uso) do ativo.

O consumidor, por outro lado, tem a posse direta do item, ou seja, ele pode usá-lo, mas não recuperará a propriedade até que todos os pagamentos do empréstimo tenham sido pagos.

No entanto, se os pagamentos não forem pagos, ele corre o risco de perda irreversível do ativo.

Esse procedimento, conhecido como reintegração de posse do bem, geralmente é realizado após pelo menos três pagamentos estarem vencidos, no entanto, a instituição financeira normalmente tentará reestruturar o valor primeiro.

Quais são os termos de um empréstimo garantido?

Existem agora várias formas de empréstimos garantidos. Os mais comuns são automóveis, imóveis, FGTS, celular e empréstimos para investimento. Veja abaixo os detalhes essenciais sobre cada um deles.

Crédito com garantia de carro:

O método de empréstimo com garantia de veículo, comumente conhecido como refinanciamento de veículo, é aplicável tanto para automóveis quanto para motos.

Nele, o carro é inspecionado para determinar sua condição; quanto mais recente e bem conservado, maior o valor do empréstimo e mais barato os juros – e vice-versa.

Para determinar o valor exato do prêmio, a instituição calcula o valor de mercado atual do carro. A quantidade resultante pode variar de 50 a 90 por cento do MSRP do veículo.

No entanto, se o veículo foi produzido há mais de 15 anos, é improvável que seja considerado uma garantia.

De qualquer forma, é importante observar que o carro deve ser quitado e registrado em nome do mutuário. Além disso, uma avaliação de pontuação de crédito e verificação de renda são normalmente necessárias.

No entanto, há chance de aceitação, mesmo que seu nome seja obscuro, pois esse modo de autenticação confere maior proteção às instituições.

Crédito com garantia de imóvel:

O empréstimo com garantia de imóvel, também conhecido como home equity, refinanciamento, hipoteca e CGI (Crédito com Garantia de Imóvel), é a linha de crédito com as menores taxas de juros do mercado.

O método, como o próprio nome sugere, leva um imóvel como garantia de pagamento para estabelecer o crédito necessário.

Em geral, são permitidos imóveis residenciais, comerciais, novos, usados, quitados e financiados, apesar de cada instituição ter sua própria regulamentação. No segundo cenário, o único critério da grande maioria das instituições é que pelo menos cinquenta por cento dos recursos tenham sido pagos.

É crucial saber que os pedidos de empréstimos garantidos estão atualmente limitados a um por propriedade.

Empréstimo com garantia do FGTS:

A garantia do empréstimo nesse cenário é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O funcionário espera o valor do saque do FGTS aniversário e, no mês do seu aniversário, a Caixa envia o dinheiro para a instituição que concedeu o crédito.

Esta pode ser uma solução de financiamento adequada para aqueles com baixas taxas de juros.

Empréstimo com garantia de celular:

O empréstimo com garantia de celular é uma forma de crédito que dá valores menores devido ao baixo valor agregado do smartphone usado como garantia (em comparação com outros bens).

Após a assinatura do contrato, deve ser instalado um aplicativo que permita à instituição desativar o smartphone em caso de falta de pagamento.

À semelhança dos produtos anteriores, o consumidor pode continuar a utilizar o telefone celular com regularidade, uma vez que a aplicação tem apenas uma função de bloqueio, ou seja, os dados do dispositivo estão protegidos.

Crédito com garantia de investimento:

O empréstimo com garantia de investimento é uma linha de crédito para pessoas com investimentos bancários, permitindo que obtenham os recursos necessários a taxas de juros reduzidas e sem precisar se descapitalizar.

As aplicações continuam a render normalmente durante a vigência do contrato e, além dos prazos estendidos para o pagamento do empréstimo, algumas instituições concedem um período de carência antes do primeiro pagamento.

Empréstimo consignado:

Embora o empréstimo consignado não exija nenhuma garantia ou investimento em troca, os pagamentos são sacados direto do contracheque do mutuário como garantia. Assim, o próprio pagamento do cliente serve como garantia.

No entanto, apenas aposentados, funcionários públicos e pensionistas do INSS têm acesso a esse tipo de pagamento.

Quais são os benefícios desse tipo de crédito?

Descubra os principais benefícios e desvantagens do empréstimo garantido abaixo.

  • Reduza a taxa de juros;
  • Mesmo os mutuários desfavoráveis ​​se qualificam para essa forma de financiamento;
  • Períodos de pagamento mais longos;
  • O ativo garantido pode continuar a ser utilizado regularmente.

Vale a pena obter um empréstimo garantido?

Primeiro, você deve reconhecer que todo tipo de empréstimo traz perigos, mesmo o empréstimo garantido.

Ao utilizar um ativo como garantia, no entanto, você recebe taxas de juros mais baratas e prazos de pagamento mais longos.

Empréstimo online urgente: Entenda o processo de contratação!

Dependendo do objetivo do empréstimo, esse método pode ser um aliado útil, por exemplo, se você planeja consolidar todas as obrigações em um único pagamento.

Mesmo assim, é prudente empregar com extrema cautela, considerando sua condição financeira.

Além disso, tente pesquisar outras opções de crédito acessíveis e determine se essa é a melhor opção para você.