Cuidados ao solicitar um empréstimo pessoal online: Saiba como contratar de forma segura

Você já teve que solicitar um empréstimo? Segundo levantamento da SPC e Serasa, 37% dos brasileiros usam o empréstimo pessoal online para quitar dívidas e, nos últimos anos, as opções de crédito pessoal online tornaram-se cada vez mais populares.

Entre as vantagens de se candidatar a um empréstimo pessoal online está a facilidade de acesso às informações do contrato, como taxas de juros, por exemplo, e a praticidade: a contratação pode ser feito pelo site da instituição financeira ou pelo aplicativo com apenas alguns cliques, sem sair casa evitando burocracia.

No entanto, ao decidir sobre um empréstimo pessoal online, é muito importante prestar atenção para não cair em atividades fraudulentas. Confira no que deve-se prestar atenção ao pegar dinheiro emprestado online.

Confira: Empréstimo online Just: Crédito de fácil contratação e confiável

Empréstimo pessoal online é seguro?

Na maioria dos casos, sim. Mas, como acontece com qualquer outro produto financeiro e outras transações feitas pela Internet, você deve ter cuidado antes de solicitar um empréstimo online.

A empresa de empréstimo é conhecida? Há alguma reclamação sobre isso na internet? Esses são alguns dos pontos que devem ser considerados cuidadosamente. Veja abaixo alguns cuidados.

Cuidados ao solicitar um empréstimo pessoal online: Saiba como contratar de forma segura

Cuidados na hora de contratar um empréstimo online

1. Certifique-se de que o site é confiável

Os sites confiáveis ​​possuem um certificado de segurança. Antes de solicitar um empréstimo pessoal online, verifique se há um “cadeado” no endereço do site. Às vezes, o próprio Google avisa sobre sua segurança.

O domínio do site também merece atenção: na maioria dos casos, as terminações “.com” e “.com.br” são mais seguras.

2. Verifique os dados e a reputação da empresa

Verifique o CNPJ da instituição (geralmente localizado na parte inferior da página) e faça uma analise da situação da empresa no site da Receita Federal para ter certeza de que existe e é séria.

No site Reclame Aqui, você pode ver o que outras pessoas estão comentando a respeito do crédito. Isso evitará problemas futuros.

3. Não deposite valores antecipadamente

Nenhuma empresa deve exigir o pagamento de valores adiantados no momento da concessão de um empréstimo. Isso pode ser um sinal de fraude, principalmente se um canal que você normalmente não usa no seu banco estiver solicitando um valor, como uma mensagem nas redes sociais.

As taxas do empréstimo pessoal online só precisam ser pagas depois que o empréstimo for aprovado e liberado.

4. Acesse e preste atenção ao contrato.

Todos os detalhes do acordo devem ser claramente indicados no contrato e devem ser fornecidos pela empresa.

Você assinará o contrato somente depois de lê-lo atentamente e verificar a veracidade das informações, incluindo o valor das parcelas, as formas de pagamento e os juros relativos ao empréstimo. Certifique-se de verificar o CET, ou Custo Efetivo Total – este é o valor que inclui todas as taxas e juros que você pagará.

A CET deve ser claramente indicada no contrato.

5. Cuidado ao fornecer informações pessoais

Fornecer dados pessoais somente após confirmação da seriedade e segurança da instituição selecionada. Não forneça senhas de cartão, senhas de e-mail ou outras senhas pessoais.

O que é necessário para solicitar um empréstimo pessoal online?

Para obter um empréstimo, comece determinando a finalidade para a qual o dinheiro é usado, juntamente com o planejamento financeiro. Em seguida, faça todos os cálculos que mostram como você planeja usar o dinheiro e como pretende devolvê-lo.

Depois de determinar os números e o valor mensal que você pode pagar no parcelamento, procure opções em diferentes locais, procurando as melhores condições. Essa pesquisa pode ser feita em instituições financeiras tradicionais, mas é recomendável que você faça isso também em plataformas online.

Cada banco tem requisitos de crédito específicos, por exemplo, alguns exigem uma conta, especificamente uma conta corrente do próprio banco. E que o cliente tenha um relacionamento de meses com a instituição.

A documentação depende do tipo de empréstimo que você está solicitando. Se for um empréstimo pré-aprovado, você não precisa enviar nada. Mas para outros empréstimos, é necessário apresentar:

  • Documento de Identidade / CPF.
  • Comprovante de renda.
  • Comprovante de residência (conta de luz, água, etc).
  • Se você for fazer empréstimos com garantia ou aval, outros documentos serão solicitados.

Quando vale a pena contratar um empréstimo pessoal?

Na melhor das hipóteses, todos gostariam de evitar a contração de um empréstimo, pois, na verdade, ele traz mais despesas ao bolso da pessoa por conta dos juros. Porém, quando o dinheiro é escasso ou necessário, o empréstimo torna-se uma alternativa para reverter a situação.

Uma das principais razões pelas quais se torna importante um empréstimo pessoal, é quando ocorre algum tipo de evento repentino ou imprevisto e a pessoa não tem dinheiro suficiente para pagá-lo.

Outro cenário que pode tornar um empréstimo lucrativo é quando surge uma oportunidade e faz com que o valor do empréstimo valha a pena, mesmo com juros, como quando um bem é adquirido em condições especiais ou para uma viagem.

- Advertisment -

MAIS OPORTUNIDADES

Conta Digital Ewally Com Cartão ELO – Confira Como Solicitar, Taxas

0
Ewally é uma conta digital que pode ser aberta em minutos por telefone celular, pode até substituir a necessidade de uma conta bancária. Graças a...