A maioria dos brasileiros almeja a casa própria, pois representa um excelente investimento e a garantia de um futuro com menos problemas. Vários bancos e outras organizações financeiras oferecem financiamento e empréstimos para ajudar seus clientes a atingir esse objetivo.
Ainda assim, o financiamento da casa própria através da Caixa Económica Federal continua a ser um dos temas mais explorados pelos potenciais compradores. Isso não é por acaso, já que a fama do banco federal de oferecer uma das melhores taxas de financiamento do mercado e de um simples processo de solicitação não é novidade.
Para os interessados em se aprofundar no assunto, explicamos com mais detalhes como funciona o financiamento imobiliário pela Caixa, quais são seus benefícios, principais etapas a serem seguidas e o que fazer se o seu pedido for negado. Veja agora!
Continue lendo!
Leia também | Como Ter Aprovação No Financiamento de Imóvel – Super Dicas Reais
Quais são os principais processos envolvidos no financiamento de uma casa com a Caixa?
O processo de financiamento imobiliário da Caixa é descrito nas etapas abaixo:
Faça uma simulação usando seus dados
Quem tiver interesse em financiar um imóvel pela Caixa deve primeiro acessar o site do banco e fazer uma simulação.
Será essencial entender detalhes como prazos e requisitos. Para isso, deve ser preenchido um formulário online indicando o tipo de financiamento desejado, categoria, valor previsto e até mesmo localização.
É fundamental fornecer informações precisas para receber uma análise precisa do seu perfil, pois o banco analisará até os mínimos detalhes na hora de decidir pela concessão do crédito.
É vital especificar se o imóvel é novo, utilizado ou em reforma ou desenvolvimento, por exemplo.
Além disso, é fundamental incluir informações específicas, como renda familiar, se o cliente possui casa atualmente e se haverá muitos compradores, entre outros detalhes pertinentes, para que o banco possa determinar a condição do cliente.
Separe a papelada necessária
Terminada a simulação e constatada a possibilidade de conseguir o financiamento, o ideal é reunir toda a documentação necessária para comprovar sua condição ao analista do banco. Normalmente, são necessários os seguintes documentos para financiamento na Caixa:
um documento de identificação, como RG ou Carteira Nacional de Habilitação;
- CPF;
- Carteira de trabalho;
- Prova de estado civil;
- Uma parcela do Fundo Garantidor;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda;
- Declaração de imposto de renda.
No caso de comprovação de renda, o documento fornecido refletirá a situação profissional do cliente. Por exemplo, se você for um empregado remunerado, seus contracheques recentes e carteira de trabalho são suficientes.
O documento necessário para os empreendedores é o pró-labore. Ideal para pessoas com renda indocumentada são extratos bancários que comprovem a atividade financeira.
Obtenha uma análise de crédito
Com esses documentos em mãos, o próximo passo é buscar uma análise de crédito em uma agência da Caixa.
Se já tiver conta no banco, deverá deslocar-se à agência local para simplificar o procedimento. Mas, se você ainda não possui conta em banco, selecione a agência onde se sentir mais à vontade; pode levar várias viagens ao banco até que o procedimento seja concluído.
Na verdade, é nessa etapa que a Caixa identifica, além de examinar todos os papéis, qual a forma de crédito mais adequada para cada cliente, bem como a utilização do FGTS como parte do pagamento do financiamento.
Verifique se a propriedade está em boas condições
Concedido o crédito, é hora de selecionar um imóvel dentro da sua faixa de crédito. Um conselho fundamental nesse momento é buscar casas regularizadas em áreas urbanas. Caso contrário, o banco não permitirá a compra do imóvel específico, mesmo que o financiamento seja aceito.
Além disso, o imóvel não pode ter pendências não resolvidas na prefeitura, pois a Caixa não permite o fechamento de contratos quando houver qualquer tipo de dificuldade, por menor que seja. Assim, antes de fazer uma escolha final que pode ser desaprovada pelo banco, avalie com atenção se ela atende aos critérios.
Aguardar avaliação técnica da Caixa
Antes de tomar uma decisão final, a Caixa também realiza uma investigação técnica do imóvel selecionado por sua área de engenharia.
Um profissional do banco visita a casa ou apartamento selecionado para avaliar detalhes como o valor necessário e as condições de uso. Além da avaliação técnica dos engenheiros, a Caixa também analisará os documentos apresentados pelo vendedor.
A etapa seguinte é a divulgação de um relatório e a aprovação do financiamento. No site da Caixa, agora é possível acompanhar o andamento da avaliação técnica.
Assine o contrato com o banco
Finalmente chegou o dia de visitar o banco e assinar o tão esperado contrato de financiamento. Tanto o comprador quanto o vendedor devem se dirigir à agência bancária para finalizar a transação. Feito isso, o novo proprietário deve registrar a casa ou apartamento no Cartório de Registro de Imóveis, lembrando que o custo varia de acordo com o estado.
Não se preocupe se não conseguir chegar a esta última fase por falta de dinheiro. Você pode reenviar sua solicitação, mas deve entender por que ela foi recusada para evitar erros futuros. Por exemplo, se o banco recusar seu pedido de crédito devido a obrigações e pagamentos vencidos, você deve pagar todas as dívidas antes de solicitar novamente.
Você pode solicitar uma análise de crédito para ter acesso ao Financiamento da Caixa se for cidadão brasileiro ou portador de visto de residência permanente, maior de 18 anos ou emancipado a partir de 16 anos, não tiver limitações junto aos órgãos de proteção ao crédito e possuir carteira de habilitação fonte de renda.
O que deve ser feito se o financiamento for negado?
Se o pedido de financiamento do financiador for recusado, o primeiro passo é determinar os motivos da recusa, que podem incluir mensalidades baixas, má reputação ou preocupações com a Receita Federal ou o INSS, entre outras questões.
Depois de identificados os problemas, é necessário resolvê-los para que o segundo pedido, que pode ser apresentado seis meses após o pedido inicial, seja aceite.
Qual é a forma mais vantajosa de financiar casa na Caixa?
O Programa Casa Verde e Amarela é a maior opção de financiamento imobiliário da Caixa. Com o programa é possível financiar até 80% do valor do imóvel, e se você tem renda familiar mensal de até R$ 7.000, terá acesso a condições de financiamento favoráveis no parcelamento.
A Caixa pode financiar a totalidade do custo de um imóvel?
Em algumas circunstâncias, é viável financiar uma casa 100%. Se o imóvel for novo ou construído na planta, você tem a opção de aguardar a entrega do imóvel para obter o financiamento completo.
Em todos os outros casos, o banco público não financia mais do que 80% do valor da propriedade. Portanto, o adiantamento deve ser igual a pelo menos 20% do valor da casa ou apartamento.
Quais variáveis contribuem para o financiamento de imóveis?
Muitas variáveis determinam o valor das prestações e o número de parcelas, afetando o custo total do financiamento imobiliário. As taxas de juros, a utilização do FGTS, a entrada e o vínculo com o banco estão entre as principais preocupações.
- Taxa de porcentagem anual
- Usando o FGTS
- Valor de entrada
Quais são os custos associados?
Pode parecer um ponto menor na análise inicial. Mas, conhecer as taxas de juros associadas ao financiamento de uma casa pela Caixa pode permitir que você se planeje melhor financeiramente para tornar seu sonho realidade. Por esse motivo, enfatizaremos as pautas mais importantes no texto a seguir.
- Avaliação
- Cobrança de Administração de Contratos