O empreendedorismo é muito mais do que colocar ideias criativas e engenhosidade para trabalhar para resolver problemas; envolve também desenvolver, idealizar, organizar iniciativas e continuamente vencer obstáculos.
Exige muita mão de obra e esforço do empresário, mas ele não precisa passar por todo esse processo sozinho.
Quem está começando um pequeno negócio ou já possui um pequeno negócio e deseja expandir pode contar com a assessoria do Sebrae.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) não oferece empréstimos para microempreendedores e MEI, mas disponibiliza diversas outras ferramentas para auxiliá-lo. A seguir, explicamos como aproveitar o auxílio do Sebrae e onde obter financiamento empresarial.
Como pegar crédito com o Sebrae?
Não é viável conseguir um empréstimo via Sebrae, porém conseguir um empréstimo para o seu negócio é simples.
Com o Sebrae, você recebe informações sobre as modalidades de crédito e instituições financeiras e, principalmente, sugestões específicas para a obtenção de um contrato de crédito sólido.
Leia também | Novo Crédito Pessoal Limpcredito De 20 mil – Veja Como Pedir
O que o Sebrae faz especificamente para as micro e pequenas empresas é o seguinte:
Facilitar-lhes o acesso a linhas de crédito e outros instrumentos financeiros disponibilizados pelo sistema financeiro nacional.
Ajude-os a selecionar o empréstimo ideal (financiamento favorável aos negócios) ou investimento para suas ideias.
Preparar avaliações de viabilidade econômica exigidas pela instituição financeira para o projeto ou negócio.
Além disso, o Sebrae almeja melhorar o atendimento e possibilitar o acesso ao financiamento para micro e pequenas empresas por meio do relacionamento com diversas instituições financeiras e serviços que atendam às suas necessidades. Isso se aplica igualmente aos Microempreendedores Individuais.
Empréstimo com juros zero no Sebrae, é possível?
Esta organização não fornece empréstimos com juros zero, portanto você não poderá obter um do Sebrae.
Mas você pode conhecer e participar de programas oferecidos principalmente por organizações governamentais para obter empréstimos sem juros e até mesmo programas em que o mutuário não é obrigado a devolver o empréstimo.
Obviamente, a participação nesse tipo de programa exige que o empreendedor atenda a uma série de requisitos, tenha paciência enquanto aguarda a publicação de um programa adequado ao seu negócio e obtenha uma avaliação positiva de seu projeto para que ele possa ser selecionado no concurso público processo.
No entanto, isso não exclui a possibilidade de obter estes ou outros empréstimos com juros zero.
Se você não consegue obter dinheiro sem juros, deve procurar o microcrédito, que oferece as condições de empréstimo mais acessíveis.
Crédito concedido ao MEI pelo Sebrae: Como funciona?
Assim como as micro e pequenas empresas, o MEI não pode tomar empréstimos do Sebrae, mas pode contar com muita ajuda e orientação para contratar um Microcrédito ou outras linhas de empréstimo.
Os microcréditos são hoje a melhor opção de crédito para o microempreendedor (MEI), pois não exigem garantias e são continuamente supervisionados por um agente de crédito.
Este agente acompanha o processo do empresário, auxiliando-o na consecução de seus objetivos.
Veja mais | Empréstimo Para MEI Iniciante – Como Conseguir O Melhor
Conheça o empréstimo para empresas do Sebrae
Se o seu faturamento anual ultrapassar R$ 81 mil, você não se qualifica mais como Microempreendedor Individual. Dependendo do seu faturamento, sua empresa passa a ser classificada como micro ou pequena empresa.
Com esta modificação, você incorre em responsabilidades adicionais, mas as circunstâncias de financiamento para obter um empréstimo aumentam muito; você obtém uma maior variedade de possibilidades de financiamento e melhores condições.
Não há mais um valor máximo de aplicação, e o número de linhas de crédito possíveis varia conforme a instituição bancária.
Por exemplo, empresas devidamente organizadas podem obter as seguintes linhas de crédito do Bradesco:
- Antecipação de recebíveis para antecipação de pagamentos.
- Duas formas de capital de giro para capitalizar novas perspectivas de empresa
- Garantia para realizar transações usando o banco como garantia
- Crédito Rural para esta área de atuação
- Crédito Ambiental para acompanhar o crescimento do seu negócio com sustentabilidade.
Empréstimo do BNDES no Sebrae – Entenda!
O Banco Nacional de Crescimento Econômico e Social (BNDES) oferece diversas linhas de empréstimos para o desenvolvimento econômico nacional.
O Microcrédito BNDES é acessível a empresas com faturamento anual de até R$ 360 mil. Este empréstimo pode ser utilizado para Capital de Giro, compra de máquinas, equipamentos, materiais e insumos, ou para construção.
Esses empréstimos são desembolsados por meio de bancos comerciais autorizados. Portanto, você deve investigar se o seu banco envia ou não recursos do BNDES.