Anúncios
O empréstimo do MEI é um tipo de financiamento mais fácil de obter que pode ajudar microempreendedores com dívidas ou problemas financeiros.
Segundo estatísticas da Receita Federal, a categoria Microempreendedor Individual (MEI), instituída há mais de uma década, teve mais de 11 milhões de assinantes em 2020.
Anúncios
Para minimizar o fechamento de empresas e garantir uma gestão financeira eficaz, é fundamental conhecer as escolhas contratuais do mercado e o real funcionamento do empréstimo MEI.
Examine o ensaio que escrevemos sobre o assunto, bem como as principais opções para realocar o dinheiro da sua pequena empresa e evitar a insolvência.
Anúncios
Que tipos de empréstimos estão disponíveis para recém-chegados ao MEI?
Para escolher o empréstimo ideal para o MEI, é fundamental ir além das escolhas típicas de crédito. Afinal, há uma variedade de formas viáveis de financiamento.
No entanto, as informações sobre essas opções nem sempre estão prontamente disponíveis. Consequentemente, as seguintes opções de crédito para MEI são descritas:
Leia Também | Crédito pessoal de até 3 milhões no Itaú: Saiba mais!
Empréstimo via cartão BNDES para MEI:
O cartão BNDES estimula a atuação das micro, pequenas e médias empresas. O limite do negócio é de R$ 1 milhão. Os fundos são carregados no cartão e a conta é liquidada em até 48 pagamentos.
Empréstimo com garantia de imóvel para MEI
Essa opção de empréstimo do MEI tem vantagens intrigantes, pois as taxas de juros são substancialmente mais baixas. Normalmente, a taxa de juros de um empréstimo garantido é menor.
Microcrédito:
O microcrédito é uma linha de crédito destinada a fomentar o microempreendedorismo. Consequentemente, quanto maior o valor do empréstimo, menor a empresa.
Empréstimo para MEI com capital de giro:
Por fim, o capital de giro refere-se aos recursos necessários para manter a viabilidade da empresa no longo prazo, independentemente dos níveis de atividade. No entanto, às vezes é ausente ou inadequado.
Em outras palavras, você não tem fundos suficientes para pagar todos os pagamentos da sua empresa ou realizar um investimento.
Consequentemente, o capital de giro deve ser contratado. Normalmente, a duração do pedido para este empréstimo da empresa é entre 5 e 15 dias.
Depois disso, as taxas de juros mensais variam de 1,5% a 2,5%. No entanto, a quantidade disponível para contratação é geralmente pequena.
Como funciona o empréstimo para MEI que o governo liberará em 2022?
Enquanto isso, o governo oferecerá outra linha de crédito MEI em 2022.
Trata-se do Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (PRONAMPE), um esforço do governo federal voltado para o crescimento das micro e pequenas empresas.
Nessa abordagem, o PRONAMPE pode dar tratamento diferenciado e preferencial às micro e pequenas empresas, a fim de valorizá-las como agentes de sustentação econômica, transformação e crescimento da nação.
Nesse caso, as operações de crédito do PRONAMPE colaboram com as instituições financeiras nacionais para que o MEI possa buscar uma proposta de avaliação e realizar a contratação conforme os objetivos do programa.
Além disso, o prazo máximo das operações de financiamento do Pronampe é de 48 meses.
O programa cobrava inicialmente taxas de juros reduzidas, com base na taxa Selic + 1,25% ao ano. Em 2022, o custo passou para Selic mais 6% ao ano.
Que papelada é necessária?
Independentemente da opção escolhida, é necessária a apresentação de determinados papéis para a contratação do empréstimo do CNPJ. Estão incluídos:
- RG, CPF e comprovante de residência;
- Certificado MEI, fornecido pelo Portal do Empreendedor;
- Plano de investimento para demonstrar como os recursos serão utilizados;
- Comprovante de renda pessoal e empresarial, como extrato bancário e declaração de Imposto de Renda MEI.
Quanto tempo demora o processo de solicitação de empréstimo do MEI?
Este regulamento pode variar entre 3 e 12 meses. Isso porque obter um empréstimo para uma startup é mais fácil em alguns bancos da internet.
Nos bancos convencionais, a diretriz sobre quanto tempo o MEI deve levar para emitir um empréstimo pode ser mais rígida. É o caso de algumas linhas de crédito da Caixa, por exemplo, pois é necessário um faturamento maior além do prazo de 12 meses.
Como resultado dos desafios enfrentados por empresas incipientes, as organizações de concessão de crédito podem implementar esse critério para reduzir a chance de inadimplência.
Faz sentido obter um empréstimo para MEI?
O empréstimo MEI é uma solução barata e intrigante para microempresas que precisam de financiamento adicional ou assistência para superar uma crise.
As pequenas empresas têm alternativas de recrutamento mais fáceis devido à disponibilidade de várias opções.
Para evitar o endividamento futuro, é fundamental lembrar que essa opção deve ser criteriosamente considerada.
Em geral, essa é uma chance para o empresário aumentar seus negócios, mas ele deve organizar seus pagamentos adequadamente.
Portanto, é prudente buscar um empréstimo para o MEI caso os investimentos ou uma margem não possam pagar os custos.