O maior sonho daqueles que não podem controlar é ter uma vida financeira organizada. Para aqueles que vivem em uma situação financeira caótica, isso pode parecer um objetivo muito distante e complicado, mas com alguns passos simples, todos podem organizar a vida financeira. Descubra dicas muito eficazes e comece a organizar sua vida financeira agora!

7 dicas de organização financeira

Imagem: Portal Coaching

Elabore um orçamento

Para começar a organizar sua vida financeira, você precisa entender como e quanto você gasta para poder equilibrar suas despesas com seu salário. Anote todas as contas e outras despesas separando-as entre obrigatória (luz, água) e supérflua (passeios, bar). Isso ajuda a identificar o que você pode cortar e para onde está indo seu dinheiro.

Imagem: Foregon

Defina objetivos

É muito difícil chegar a algo quando você não sabe para onde está indo. Portanto, o próximo passo no orçamento é especificar metas e objetivos a serem alcançados ao longo do caminho. Aqui estão planos de curto e longo prazo, como viagens e aposentadorias.

Quite dívidas

As dívidas acumuladas consomem boa parte de sua renda e impedem a estabilização de suas finanças. Então, tente apagar tudo o mais rápido possível. Priorizar o pagamento da dívida com taxas de juros e taxas de juros mais altas, evitando que aumentem ainda mais.

Reduza o número de contas e cartões

Ter múltiplas contas correntes em diferentes bancos dificulta o controle financeiro e multiplica as despesas por taxas cobradas pelo banco. Com os cartões de crédito, o mesmo é verdadeiro: é difícil controlar os gastos e aumentar as chances de despesas inesperadas.

Faça uma reserva financeira e saiba onde investir

Uma reserva financeira permite que você esteja preparado para situações imprevistas, como consertos de carro ou problemas de saúde. Nestes casos, sem reservas, você acaba tendo dívidas. Investir, por sua vez, é uma ação que depende de seus objetivos. Por isso, é útil pesquisar os tipos de investimentos disponíveis no mercado e entender as melhores opções para você.

Tenha disciplina

Disciplina é o pilar que sustenta todas as suas outras atividades financeiras. Portanto, não fique tentado a sair do orçamento ou adiar a criação de uma reserva.

Use macetes que facilitam sua gestão

Para economizar dinheiro e criar a reserva financeira, defina um valor mensal para economizar e separá-lo antes de pagar as contas ou agendar uma transferência mensal automática para a poupança. Aproveite e também coloque suas contas em débito automático para evitar pagamentos atrasados gerando multas.

Você já viu como a organização da vida financeira não é um bicho de sete cabeças? Com esforço e disciplina, você pode melhorar suas finanças, independentemente do valor do seu salário. Comece agora a organizar sua vida financeira seguindo nosso conselho!