Melhor dia para compras, juros devidos por atraso no pagamento, pagamento antes da data, como escolher a data de vencimento: veja dicas.

Possuir um cartão de crédito corresponde ao controle e organização. É essencial prestar muita atenção para a data de vencimento da fatura do cartão de crédito, porque é quase o coração da sua vida financeira, veja por quê.

Fechamento da fatura

Qual é o melhor dia para usar o cartão? Essa é a pergunta feita quando se pensa em uma nova compra com a intenção de pagá-la apenas no mês seguinte. Na verdade, o seu cartão tem uma data de encerramento, que normalmente permite que ele pague 40 dias. Se sua fatura expirar no dia 15, por exemplo, seu melhor dia de compras provavelmente será o quinto dia do mês. Mas aconselhamos que você consulte sua fatura, só ela trará as informações corretas.

Como escolher a melhor data de vencimento da fatura do cartão de crédito

Decisão muito importante. Preste atenção na data porque não faz sentido escolher um dia na data de vencimento que você ainda não recebeu. Se você escolher uma data antes do dinheiro, isso pode levar a pagamentos atrasados, juros e dores de cabeça. Aconselhamos a escolher uma data alguns dias após a recepção, possivelmente com um atraso imprevisto. Se você receber o 10º dia útil, escolha o dia 20 como a data de encerramento, por exemplo. E, como explicado anteriormente neste caso, o seu melhor dia de compras será em torno do dia 10.

Posso pagar a fatura ou parcelamento antes do prazo?

Sim! Especialmente se você tiver mais dinheiro e quiser liberar seu limite mais rapidamente. Você pode efetuar um pagamento único de qualquer quantia e gerar um crédito na próxima fatura. Ou até mesmo antecipar pagamentos no seu cartão. Basta entrar em contato com seu banco ou aplicativos e exigir antecipação de valores. Lembre-se que se você fizer um pagamento com juros, o valor será mantido, não haverá desconto.

Blog Senff | Senff

Atrasei o pagamento da fatura, e agora?

Se no caso de você não ter tentado a data de vencimento da fatura do cartão de crédito, você terá que pagar uma multa de 2% por atraso no pagamento. Independentemente de o prazo ser de 1 a 10 dias, o valor da multa será o mesmo, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Além de juros atrasados, estes podem variar de 0,5% a 1%. O importante é pagar na hora, se isso não for possível, tente não entrar na imprensa.

Nossa dica para você que tem mais de um cartão é escolher duas datas de pagamento diferentes. Então você tem duas melhores datas para comprar e administrar melhor seu dinheiro. E sempre estar ciente do limite, gastar mais do que o que você possui é um risco financeiro.