Você está bem perto do seu empréstimo – Confira todos os passos para solicitar

Produção 03

Que grande notícia! Que grande notícia! O Seu tão sonhado empréstimo está sendo preparado e logo estará em suas mãos.

O seu empréstimo pode ser uma ótima opção para você atingir seus objetivos e realizar seus sonhos.


Mas para que tudo corra bem, você deve escolher o empréstimo que mais se adapta ao seu bolso e perfil.

Sendo assim, separamos tudo que você precisa saber para finalizar seu empréstimo. De forma facilitada, você entenderá como ocorre a contratação e até mesmo o que fazer após obter a aprovação.

Qual a melhor definição para empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal é um recurso financeiro fornecido por financeiras e bancos que emprestam dinheiro ao requerente sem a necessidade de informar sua finalidade.

É um acordo de crédito entre uma instituição financeira ou banco com o contratante. O cliente recebe o valor previamente combinado direto na sua conta bancária escolhida. O valor solicitado deve ser quitado em um prazo escolhido pelo cliente.

O que é empréstimo pessoal - Meu Crédito Aprovado

Quando você solicita um empréstimo, é realizada uma análise de crédito que determina se o pedido será aprovado ou não.

Assim que a solicitação é aprovada, o contratante receberá o dinheiro total. As parcelas devem ser pagas todo mês conforme o contrato assinado.

Quem pode contratar um empréstimo?

Os únicos requisitos são que o contratado seja maior de 18 anos, tenha documento de identificação com foto, CPF válidos e seja residente no Brasil.

Algumas empresas se recusam a conceder empréstimos a pessoas que estejam com o nome sujo nos serviços de análise de crédito, como o SPC e o Serasa, mas essa não é a prática de todas as instituições financeiras.

» Leia também: Empréstimo online Crefaz: Crédito URGENTE com taxas baixas

Além disso, é possível encontrar instituições que não exigem garantias, como imóveis ou automóveis. Em outras palavras: muito mais fácil do que conseguir um financiamento.

Simulação para contratação de um empréstimo:

Dependendo do valor e da necessidade do empréstimo, você pode concluir todo o processo online e obter um empréstimo em sua conta-corrente em poucos minutos, processo rápido e fácil.

  1. Simule um empréstimo desejado;
  2. Avalie empréstimos com o menor CET (custo efetivo total);
  3. Escolha a forma de pagamento (número de parcelas);
  4. Envie os documentos para o banco ou empresa financeira selecionada;
  5. Aguarde a análise de crédito e verifique sua conta.

Documentos importantes na hora de contratar o empréstimo!

Abaixo está uma lista de documentos importantes para o pedido de empréstimo, mesmo que nem todos sejam obrigatórios:

  1. Carteira de identidade (RG);
  2. Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  3. Comprovante de residência (Nem sempre é obrigatório);
  4. Comprovante de renda (Nem sempre é obrigatório.

Lembre-se de que nem sempre você precisa ir a uma agência financeira física. Hoje, é possível contratar um empréstimo online sem sair de casa.

Empréstimo mais barato, é possível?

Para obter um empréstimo pessoal mais barato, é aconselhável procurar duas ou mais sugestões. Isso permite estimar os juros e os itens que caberão no seu bolso.

Antes de contratar, marque tudo na ponta da caneta: o valor solicitado, os juros cobrados, o valor total do empréstimo e as prestações.

Usar um simulador de crédito online torna essa pesquisa e avaliação muito mais fácil. Avalie a dívida de longo prazo, não apenas as parcelas.

» Confira também: Empréstimo pessoal com rapidez e sem burocracia de R$ 5 mil

Tenho que pagar algo para conseguir um empréstimo?

Não! Nunca faça nenhum pagamento para obter seu empréstimo pessoal. Preste atenção e cuidado com anúncios e empresas que oferecem um empréstimo fácil ou um empréstimo para pessoas negativadas com uma taxa de juros muito baixa.

Encerrar imediatamente as negociações se um adiantamento for solicitado, mesmo que seja uma garantia ou fiador.

O que é análise de crédito?

Quando um amigo pede emprestado algo, como uma roupa, um livro ou até mesmo um dinheiro, você espera recebê-lo de volta, certo?

No entanto, não há garantia de que isso acontecerá. Você apenas julga quem pede, e se a pessoa tem lados bons, então acaba emprestando o que foi pedido.

Ao receber um pedido de empréstimo, os bancos e credores não sabem disso. Por isso, as instituições financeiras buscam alternativas para obter mais informações sobre o cliente, o que se chama “análise de crédito”.

Existem cinco etapas para a análise de crédito pessoal:

  1. Solicitação de dados cadastrais;
  2. Análise de restrições no nome do contratante;
  3. Análise de perfil de crédito, incluindo pontuação de crédito;
  4. Análise do comprometimento de receita;
  5. Análise dos documentos.

Próximos passos após aprovação do empréstimo pessoal

Com a aprovação do seu empréstimo após a análise de crédito, você deve seguir os passos exigidos pelo seu banco ou financeira. Normalmente, depois da aprovação do pedido, será solicitado a assinar um contrato.

Este documento deve conter todas as informações relacionadas ao serviço. Em alguns casos, financeiras de crédito online já concedem a assinatura digital do contrato.

Contrato de empréstimo pessoal

Para evitar problemas futuros, leia todas as informações do seu contrato de empréstimo pessoal. Se você não entende nenhuma cláusula, não assine.

Em primeiro lugar, procure respostas para todas as suas dúvidas, pois ao assinar o contrato, você concorda com todos os termos descritos no documento.

O contrato de empréstimo pessoal deve conter as seguintes informações:

  • IOF (Imposto sobre Operações Financeiras);
  • Parcelamento: o montante, o valor das prestações e a taxa de juros;
  • Valor líquido do empréstimo: valor que receberá;
  • Forma de pagamento parcelado: débito em conta, cartão de crédito ou cheque pré-datado;
  • CET (Custo Efetivo Total): custo total do empréstimo no formato de taxa de juros anual, incluindo todas as taxas, encargos e impostos.

Cuidados ao contratar um empréstimo online

O empréstimo pessoal ainda é um dos créditos mais populares para quem precisa de dinheiro rápido. Mas nem todos tomam os cuidados necessários para garantir a melhor opção para o bolso e acabam negociando na primeira proposta de empréstimo que recebem, o que os deixam mais sujeitos a fraudes.

» Você pode gostar: Quando pegar um empréstimo pessoal online? Cuidados ao contratar o crédito

Cuidados ao contratar um empréstimo online - Meu Crédito Aprovado

Elabore um planejamento financeiro antes de contratar um empréstimo:

É o primeiro passo e o fundamental antes de resolver pegar qualquer empréstimo. Isso porque, além de garantir que possa pagar todas as parcelas do crédito, evita que você se endivide e corra risco de ter o nome colocado em agências de proteção de crédito como SPC e  Serasa.

Contrate apenas o valor necessário:

Ter o cuidado em usar apenas o valor necessário para solucionar o seu problema ou objetivo fará com que gaste menos e, reduzirá o risco de endividamento por muito tempo.

Taxas de juros muito baixas:

Um empréstimo com taxa de juros muito baixa pode ser uma grande cilada! Pode ocorrer que as instituições financeiras baixem as taxas de juros para atrair a atenção de mais clientes que precisam de dinheiro, ocultando encargos que não são obviamente explicados, como encargos, seguros, tarifas de operações do empréstimo, entre outros.

Assine o contrato somente se concordar com a proposta de empréstimo pessoal:

Após solicitar o empréstimo e receber a proposta, leia atentamente o contrato emitido pelo banco ou empresa de crédito e se alguma informação, termos e valores acordados estiverem incorretos, não assine o documento. Entre em contato com os responsáveis e solicite uma correção na proposta de empréstimo pessoal solicitada.