A gestão de pequenas empresas é uma tarefa sem fim. Muitos empresários acreditam que suas finanças seriam difíceis no início, mas melhorarão à medida que sua empresa se estabelecer. Como você provavelmente descobriu através da experiência, isso nem sempre é o caso. Por isso, compilamos conselhos financeiros para pequenas empresas.
Devido à má gestão financeira, muitas empresas com um início promissor entram em colapso décadas depois. Você deve analisar continuamente sua situação financeira e buscar métodos para melhorá-la, a fim de manter seu negócio e seu objetivo vivos.
Pode ser um erro financeiro significativo para as empresas cortar custos sem análise.
Você deve saber quais gastos reduzir e como fazê-lo corretamente, ou então seus esforços podem sair pela culatra. Se você está tentando encontrar esse equilíbrio, os seguintes conselhos financeiros para pequenas empresas ajudarão.
Aconselhamento financeiro para pequenas empresas
Manter finanças empresariais saudáveis não é nada que você possa aprender com um artigo ou um livro. No entanto, aqui estão algumas recomendações financeiras para pequenas empresas para ajudá-lo:
Veja também | Não caia em golpes financeiros: 5 dicas importantes para você!
1. Se desejar um empréstimo comercial, selecione a categoria apropriada:
Um empréstimo de empresa não se limita a startups. Pode ser uma ótima abordagem para obter os fundos necessários para aumentar e aumentar o estoque de sua empresa.
Para solicitar um empréstimo de apoio aos negócios, você deve, no entanto, estar munido dos fatos necessários.
Existem várias opções de financiamento para pequenas empresas, incluindo:
Empréstimos para capital de giro; linhas de crédito comerciais; financiamento de fatura; financiamento de equipamentos; empréstimos de franquia.
Cada tipo de empréstimo ou financiamento tem vantagens e desvantagens. É vital compreender as condições do empréstimo e selecionar uma que seja adequada às circunstâncias da sua empresa.
Da mesma forma, verifique cuidadosamente qualquer papelada do empréstimo antes de assinar. Inúmeros empresários se viram em situações perigosas porque não leram seus contratos.
2. Analise seus principais custos:
O segundo conselho financeiro para pequenas empresas é monitorar seus maiores custos. Se o seu orçamento está ficando restrito, reduza grandes custos para aumentar o fluxo de caixa.
Por exemplo, o setor imobiliário é um dos custos mais difíceis para uma empresa. Mudar para um escritório menor ou um local mais barato é uma escolha viável.
Em vez de ter um escritório privado, alugue espaço em um ambiente de trabalho compartilhado, muitas vezes conhecido como espaços de coworking. Encontre uma solução para você e sua equipe operarem remotamente para que você não precise de um escritório físico.
O pessoal é outro custo significativo para muitas empresas. Tente usar provedores de serviços terceirizados em vez de trabalhadores em tempo integral se precisar minimizar ou manter seus gastos com mão de obra.
Você simplesmente pagará pelo tempo que precisar e não terá nenhuma obrigação de oferecer benefícios.
3. Não adquira capital novo sem uma estratégia de utilização:
Um risco típico para pequenas empresas é aceitar mais financiamento de um investidor ou credor do que realmente precisa.
Muita riqueza pode obrigá-lo a pagar mais do que você pode pagar. Você pode desistir desnecessariamente de fundos ou negociar com um novo parceiro se o financiamento vier de um investidor.
Da mesma forma, você pode ter dificuldades se usar dinheiro para suportar um custo para o qual não tem receita suficiente.
Um restaurante, por exemplo, tem a chance de adquirir um segundo local por um custo mínimo. No entanto, eles não têm clientes suficientes para preencher suas instalações existentes, portanto, não há demanda suficiente para suportar um segundo local.
É simples determinar se você tem potencial para uma injeção de dinheiro e começar a ver cifrões.
O maior conselho financeiro para as pequenas empresas é esperar até que tenham uma estratégia definida de expansão, exigindo capital adicional.
4. Estabeleça crédito empresarial:
Nem todas as empresas devem ter um Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – o renomado CNPJ. No entanto, você não pode obter crédito de seu empregador se ainda não tiver um.
Portanto, você deve obter seu CNPJ o mais rápido possível. A partir de então, cada pagamento que você fizer contribuirá para estabelecer uma sólida pontuação de crédito da empresa.
Lembre-se sempre de continuar trabalhando para obter uma ótima pontuação de crédito. Semelhante a uma pontuação de crédito pessoal, a pontuação de crédito da empresa é geralmente determinada pelos seguintes fatores:
- Histórico de pagamento;
- Valores devidos;
- Comprimento do histórico de crédito;
- Tipos de crédito utilizados;
- Novo crédito.
Construir crédito comercial é um dos maiores conselhos financeiros para pequenas empresas que você deve se dedicar a fazer.
Agora é o momento de solicitar um CNPJ, mesmo que você esteja operando sem um há uma década.
Com a criação do MEI, ficou ainda mais simples legalizar uma empresa e usufruir de todas as vantagens de uma empresa legítima.
5. Estabeleça e revise sua lista de preços:
Ao determinar os preços, é comum que as pequenas empresas subestimem as despesas. Isso pode parecer um problema exclusivo para novas empresas.
No entanto, é prudente reavaliar seus preços se seus gastos forem alterados ou se você introduzir um novo produto ou serviço.
Se você compra ou fabrica um produto por 5 centavos, vendê-lo por 50 centavos pode parecer um lucro substancial.
Por outro lado, se as despesas do escritório, funcionários, impostos e outras despesas chegarem a 60 centavos por produto, sua empresa irá falir antes que você descubra seu erro.
6. Faça um investimento em software de contabilidade:
O empresário nunca pretende assumir gastos excessivos. O software de contabilidade é um investimento que pode se pagar várias vezes.
É um investimento muito mais razoável para pequenas empresas do que pagar um contador continuamente.
Existem várias maneiras de rastreamento financeiro inicial. Você ficará chocado ao saber que os principais documentos que você usa com frequência podem ser gerados automaticamente. Estes consistem em balanços e demonstrações de resultados.
A maioria dos softwares de contabilidade inclui lições para ajudá-lo a dominar os fundamentos.
No entanto, a dica financeira para pequenas empresas é entrar em contato com um contador confiável que possa ser contatado com dúvidas e preocupações específicas.
Mantendo a estabilidade financeira da sua empresa
A gestão de uma pequena empresa não é uma tarefa simples de realizar, e o aprendizado é um processo constante.
As estratégias de financiamento de pequenas empresas acima mencionadas podem ajudá-lo a desenvolver uma empresa lucrativa sem incorrer em dívidas incontroláveis.
Lembre-se de que, à medida que a economia e sua indústria evoluem, sua gestão financeira também deve evoluir. Ter a mentalidade de um eterno aprendiz que está continuamente buscando aprimorar sua estratégia.