Saiba como escolher um bom empréstimo pessoal online

Conseguir um empréstimo pessoal online é uma boa maneira de manter suas finanças em ordem. Para quem precisa de dinheiro extra, pode ser muito útil em muitas situações do dia a dia: quitar dívidas, comprar um carro novo ou investir em um novo negócio. Todas essas e mais possibilidades podem ser realizadas.

Conheça abaixo algumas dicas que iram ajudar você na hora de obter bons empréstimos com taxas de juros baixas, prazos de reembolso longos e outras considerações importantes sobre opções bancárias ou financeiras.

➵ Recomendamos: Empréstimo rápido Nubank: descubra como solicitar o seu

Primeiro, como funciona um empréstimo pessoal?

Em primeiro lugar, é bom saber que um empréstimo pessoal online é aquele em que uma instituição financeira ou um banco empresta dinheiro a um cliente para usar a seu critério. Portanto, este modelo de empréstimo difere dos outros porque o dinheiro que você contrata é para uma finalidade, por exemplo, financiamento imobiliário ou para compra de um veículo.

O perfil de cliente a que se dirige depende de cada entidade. Em geral, está disponível para todo o público, sejam funcionários, empregados ou não, aposentados, etc.

Quais são os modelos de empréstimo pessoal online?

O empréstimo pode ser oferecido de várias maneiras. Um deles é o crédito pessoal sem garantia, sendo geralmente o mais comum, oferecido em praticamente todas as instituições. Os termos de retorno, especialmente a taxa de juros, podem variar consideravelmente.

Alguns bancos e instituições podem oferecer taxas de reembolso mais baixas, enquanto outros oferecem taxas mais altas.

A título de ilustração, a taxa de juros pode ser pelo menos um pouco inferior a 2% ao mês e superior a 15%.

No entanto, existem muitos perfieis de clientes, com diferentes receitas, opções e requisitos, com ou sem recursos, etc. Consequentemente, diferentes modelos de crédito pessoal têm sido elaborados para se adequar ao perfil de cada cliente.

O principal objetivo é oferecer mais oportunidades de acesso ao crédito e, assim, atrair mais clientes. Veja outras opções de crédito mais comuns, além do empréstimo pessoal:

Empréstimo consignado:

Os empréstimos com franquia são oferecidos a funcionários e aposentados do INSS.

A principal diferença é que, neste caso, o rendimento mensal do devedor será utilizado como garantia de reembolso: as prestações mensais são pagas automaticamente direto do benefício do contratante.

A vantagem disso é que o cliente não precisa se lembrar de ir a uma agência todos os meses para realizar o pagamento.

Além disso, outra grande vantagem é que as taxas de juros não variam muito e costumam ser sempre bem mais baixas, inferiores às de um crédito pessoal comum. O prazo de pagamento é de no máximo 72 meses, estipulado por lei.

Estas são algumas das instituições de baixa taxa de juros da folha de pagamento, de acordo com informações atualizadas do Banco Central do Brasil:

  • Banco do Brasil;
  • Banco Daycoval;
  • Citibank;
  • Alfa Financeiro;
  • Itaú Unibanco;
  • Santander;
  • Bradesco.

Empréstimo com garantia de imóvel:

Quem é proprietário de uma casa tem a possibilidade de obter um empréstimo pessoal em diferentes condições. Imóveis residenciais ou comerciais (alguns locais aceitam ambos) podem ser usados ​​como garantia de solvência, portanto, haverá benefícios adicionais.

Em geral, os empréstimos garantidos funcionam da seguinte forma: