Pegar um empréstimo Consignado é vantagem? Conheça como funciona!

O empréstimo Consignado é bem conhecido entre os idosos, aposentados e funcionários do governo. Mas você sabe o que é? Como funciona? Que abordagem você empregou para obter isso? Quais são as vantagens? Confira a seguir todos os detalhes sobre esse crédito e como contratar o seu de maneira segura!

➵ Leia também: Saiba como escolher um bom empréstimo pessoal online

Empréstimo consignado: Como funciona esse crédito?

O significado de consignado está ligado à singularidade desse crédito. Ele é descontado diretamente do contracheque do INSS, holerite ou benefício. É mais comum entre funcionários públicos, idosos e aposentados.

Isso ocorre porque esses indivíduos têm um nível mais alto de confiança em sua capacidade de receber pagamentos.

Vale a pena contratar um empréstimo consignado? Quando é vantagem?

Para o seu orçamento, o crédito pode ser um aliado ou um adversário. Entenda se vale a pena pegar um empréstimo pré-aprovado ou quando esse crédito só pode te fazer enrolar ainda mais.

O crédito consignado é uma das linhas de crédito mais acessíveis do mercado. Como resultado, é um motor em uma variedade de situações. Qualquer pessoa que trabalhe com carteira de identidade válida, seja aposentada, pensionista do INSS ou funcionário do governo pode facilmente se candidatar a um empréstimo.

Mas, na hora de contratar, é preciso cautela. Fique de olho na sua função e nas situações em que ele pode ser seu aliado ou inimigo. Às vezes é necessário ter alguma categoria de crédito para sair das dívidas ou para realizar os sonhos. Verifique os prós e os inconvenientes da tarefa atribuída para ver se este é o melhor caminho para você:

Quais são as vantagens de contratar um crédito consignado?

Taxas de juros reduzidas:

Os empréstimos consignados podem ser úteis em caso de emergência devido às suas taxas de juros mais baratas em comparação com outras opções de empréstimo disponíveis. Exemplos incluem comprar um medicamento caro e receber água em casa. Consulte as taxas de mercado no site do Banco Central.

Contratação simples:

Por o banco garantir o pagamento, há documentação mínima necessária para executar um contrato e o dinheiro é emitido rapidamente.

A condição ideal é quando suas dívidas totais são inferiores a 20% de sua renda. Em outras palavras, se você está financiando um imóvel, sua dívida não pode exceder 30% do preço.

Períodos mais longos:

As instituições financeiras são mais propensas a fornecer prazos de pagamento mais longos para empréstimos consignados. Em casos raros, os bancos podem fornecer até 120 meses para pagar.

Pontos de cautela no empréstimo consignado

Tem alguma dúvida sobre um cheque específico ou o cartão de crédito rotativo, por exemplo? Como as taxas de juros são muito mais altas nessas duas opções, é uma boa ideia usar o consignado para pagá-las. Como resultado, o valor total dos juros que você terá que pagar será reduzido.

Você está planejando iniciar um negócio ou fazer uma pequena reforma em casa?

Nessas situações, uma remessa pode ser uma boa opção, pois permite que você pague os materiais por um período maior de tempo.

Quais situações não é bom pegar esse crédito?

  • Para fazer compras consistentes. Se você estiver sem dinheiro, poderá aproveitar ao máximo seu orçamento identificando áreas em que pode diminuir custos ou aumentar ganhos.
  • Invista seu dinheiro em algo. As taxas de juros financeiras mais baixas são aquelas que os detentores do dinheiro da instituição financeira, bem como os trabalhadores das instituições financeiras, pagam.
  • Alguém está tentando enganar você. Diga não se um familiar ou amigo pedir que você faça um empréstimo. Você será responsável pela dívida se essa pessoa não quitar o crédito.

Pedir o emprego, como fica meu empréstimo consignado?

Se você foi demitido e possui um crédito, é fundamental que você entre em contato com seu credor e informe-o sobre sua situação. Não poderá deduzir as parcelas do seu crédito porque deixará de ser pago. Nesse caso, o credor reabre a negociação redefinindo a forma de pagamento e o prazo.

Como não há garantia de pagamento com o salário mensal, as taxas podem subir em uma nova negociação. Em outras palavras, o empréstimo comprometido torna-se um crédito pessoal comum.

Se você é aposentado ou pensionista, siga as orientações do INSS para o empréstimo consignado. Confira também o que o Procon tem a dizer sobre esse tema.